Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 05 de dezembro de 2009, 10h31

Gefron realiza operação Boas Festas em quase mil km de fronteira com a Bolívia


O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) desencadeou, na quinta-feira (03.12), a operação ‘Boas Festas’ visando garantir a tranquilidade dos moradores da região da faixa de fronteira com a Bolívia nesse período das festividades de fim de ano, quando serão montadas barreiras fixas e móveis em diversos pontos. Além de novos fardamentos, alguns membros da corporação foram contemplados com estatuetas em forma de Sentinelas da Fronteira.

Foram esclarecidas dúvidas aos policiais em relação ao Projeto Pefron- de policiamento especializado na fronteira - , o qual o Gefron está inserido. A solenidade foi conduzida pelo coordenador do Gefron, tenente coronel PM Antônio Mário da Silva Ibanez Filho.

O projeto Pronasci Fronteiras foi aperfeiçoado baseado nas atividades já desenvolvidas pelo Gefron em Mato Grosso, em alguns itens que levarão ao incremento no potencial de impacto das ações executadas pelo policiamento de fronteira. Entre elas estão a articulação com as ações das polícias do Governo Federal (PF e PRF), capacitação concentrada e padronizada por meio da Força Nacional, bases móveis de trabalho com suporte de equipe de perícia com possibilidade de exames diretamente no locais de intervenção, suporte da Polícia Judiciária Civil nas ações de ofício, suporte aéreo e fluvial para as ações itinerantes do Pefron, uso de tecnologia não-letais, novas alternativas tecnológicas para integração das comunicações, entre outras ações.

O objetivo do projeto Pefron é criar grupos policiais em 11 Estados da federação para atuar de forma preventiva e repressiva nas regiões de fronteira e divisas, dentro de suas atribuições, no controle aos crimes típicos da região, por meio de ações preventivas e itinerantes.

Ainda, durante a solenidade, o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Antônio Mário da Silva Ibanez Filho, salientou os bons resultados do trabalho integrado desenvolvido pelos integrantes da Polícia Militar e Civil, que constituem o efetivo do Gefron.

Graças a essa integração, o Gefron vem conseguindo apreender grande quantidade de drogas e produtos contrabandeados, evitar evasão de divisas e recuperar veículos roubados em atuação com barreiras móveis e fixas na região fronteiriça, que segue do município de Cáceres a Comodoro.

GEFRON - O êxito nas experiências do Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (Gefron) realizadas durante os últimos anos chamou a atenção de vários Estados do país. Hoje, o grupamento de Mato Grosso é base para a implantação de novos grupos especializados em operações de prevenção e repressão em áreas de fronteira do Brasil.

O Grupo Especial de Fronteira conta com uma equipe de 97 policiais, cobrindo uma área de 983 quilômetros de fronteira, sendo 233 de região alagada. São ao todo cinco pontos de fiscalização (Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão, Avião Caído e Barreira do Limão).


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114