Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Domingo, 06 de dezembro de 2009, 12h13

Mutirão da Polícia Civil agiliza procedimentos da instituição no interior


A Polícia Judiciária Civil concluiu 2.228 inquéritos policiais, 1.647 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) e 144 atos infracionais, no segundo mutirão do projeto “Degraus, realizado no último dia 4 de dezembro em todas as delegacias do interior do Estado. Nas unidades foram ouvidas 8.355 pessoas nos autos policiais.

O diretor de interior da Polícia Civil, delegado Jales Batista da Silva, disse que o objetivo foi zerar inquéritos pendentes, dar andamentos a outros e finalizar termos circunstanciados de ocorrências, para que as delegacias entrem o ano de 2009, com os cartórios em dias. Conforme Jales, o crescimento foi de 99% em relação ao primeiro mutirão realizado em junho deste ano.

“O mutirão é o exemplo visível de que a soma de esforços visando um objetivo comum, além de conferir visibilidade aos trabalhos, repercute de forma positiva interna e externamente”, explicou Jales Batista.

Além da conclusão dos procedimentos foram instaurados 906 novos inquéritos e 980 TCOs, de crimes de menor potencial ofensivo. A regional de Porto Alegre do Norte enviou às Varas Criminais 722 inquéritos com pedido de dilação de prazo. A regional de Rondonópolis foi a que mais concluiu casos, com 657 inquéritos enviados à Justiça, 534 TCOs ao Juizado Especial e 1.035 pessoas ouvidas nas delegacias. Já a regional de Juina realizou a oitiva de 1.871 casos pendentes nos autos. Sinop além dos inquéritos e TCOs concluídos, cumpriu 260 cartas precatórias vindas de outras delegacias e recebidas da Polícia Civil de outros estados.

Os casos concluídos são de todas as naturezas de crimes. Algumas delegacias buscaram desvendar a autoria de crimes contra a vida ou dar andamento as investigações que estavam paradas devido a demanda da região. Outro ponto, foi o desafogamento dos cartórios abarrotados de inquéritos ainda não enviados à Justiça por falta de providências.

No primeiro mutirão, 1.118 inquéritos e 968 termos circunstanciados de ocorrência (TCO) foram concluídos e encaminhados à Justiça. Pelas delegacias passaram 4.730 pessoas, ouvidas dentro dos autos. Somente em Juína foram oitivadas 1.096 pessoas.

PROJETO DEGRAUSO projeto “Degraus”, inspirado na óticas da política, da religião e institucional, busca minimizar problemas das delegacias com a demanda de inquéritos inconclusos, parados nas prateleiras dos cartórios. A base do projeto está na história bíblica de Jacó, que teve que subir 33 degraus para alcançar a vitória. Assim o projeto “Degraus”, será desenvolvido a longo prazo. Dois degraus serão percorridos a cada ano, ou seja, de mutirões serão realizados, a cada seis meses, em todas as delegacias para finalizar investigações policiais, com a conclusão de inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrências.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114