Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 20 de agosto de 2018, 21h17

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso completa 54 anos de atuação


Ronaldo Mazza
.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou na última sexta-feira (17) uma sessão especial em comemoração aos 54 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do estado, completados nesse domingo, dia 19 de agosto. O evento reuniu bombeiros da ativa e da reserva, além de seus familiares. Também foram entregues moções de aplausos a membros da instituição.

Um dos agraciados pela moção, o comandante-geral dos Bombeiros Coronel Alessandro Borges, lembra que a corporação passou por diversas mudanças durante essa história. “Naquela época [da criação] ainda era um estado único. Trabalhávamos não só em Cuiabá, mas também em Campo Grande. Imagina como era com um efetivo de 44 militares para atuar em todo o estado único de Mato Grosso”, ilustra.

Hoje, o cenário é bem diferente. O Corpo de Bombeiros tem um efetivo de cerca de 1400 militares e está presente em 22 municípios de Mato Grosso alcançando 65% da população, segundo o comandante Alessandro Borges. Na trajetória da instituição, ele também destacou a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em 1994. “Nós passamos a ter autonomia administrativa e financeira e um comandante próprio”, explica.

 

.

Já o coronel da reserva Marcos Antônio dos Santos Valle, primeiro comandante da corporação após a separação do estado, lembra que o Corpo de Bombeiros é apontado há vários anos pelos brasileiros como a instituição mais confiável na pesquisa que calcula o Índice de Confiança Social (ICS). “O Bombeiro vem se atualizando para atender as necessidades dessa população com a prestação de serviços”, completa o coronel.

Também homenageada, a capitã Karina Matos de Oliveira é uma das 90 mulheres que trabalham no Corpo de Bombeiros. Elas representam cerca de 6% do efetivo e participam tanto da parte administrativa quanto da operacional. “Em nada se difere dos homens. Praticamos todas as atividades, o combate a incêndio, salvamentos, operações aquáticas”, exemplifica.

Sobre as moções e realização da sessão especial, a capitã Karina Matos de Oliveira se mostra contente. “Essa moção de aplausos é um reconhecimento do nosso trabalho nesses 54 anos. Não somos só nós da ativa que estamos sendo homenageados, mas da reserva também. Com essa sessão a Assembleia nos mostra o respeito que tem pela nossa corporação”. “Nessa oportunidade temos a alegria de comemorar 54 anos desta instituição, que é exemplo no nosso estado”, afirmou o requerente da sessão, deputado estadual Sebastião Rezende (PSC).

  



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114