Cuiabá | MT 25/04/2024
Geral
Sexta, 07 de setembro de 2018, 09h34

Profuncionário para TDI poderá ter novas turmas em projeto piloto


.

Dos oito municípios com potencial de demanda para formação de funcionários de escolas, que participaram das reuniões junto ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, apenas quatro confirmaram a oferta (Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira, Pedra Preta e Canarana. Ponte e Lacerda e Diamantino declinaram da proposta, ficando Confresa, São Félix do Araguaia para confirmar o convênio de formação para Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI), no Profuncionário.

Segundo o argumento dos representantes dos municípios desistentes, a justificativa é a falta de recursos. A mesma que subsidiou o IFMT para cancelar a oferta da formação para o curso superior. “Apesar do cancelamento não iremos descartar nem mesmo a parceria com o IFMT, mas se for necessário levaremos a proposta para a Unemat, UFMT, vamos dialogar para concretizar essa continuidade de formação”, afirmou o secretário de funcionário do Sintep/MT. Klébis Marciano.

Quanto aos encaminhamentos feitos sobre a formação em nível médio ficou definido que os municípios terão o prazo até a segunda quinzena de outubro para tramitação dos projetos de lei, autorizando o convênio para o Profuncionário. E até novembro 2018, o grupo que está à frente da discussão, terá a incumbência de elaboração a proposta pedagógica do curso. A previsão de início das aulas está projetada para o primeiro semestre de 2019.

Participaram da reunião representando do Sintep/MT, o vice-presidente do Sindicato, Valdeir Pereira; a secretária de Políticas Educacionais, Guelda Cristina; a secretária adjunta de Assuntos Jurídico, Tânia Jorra, além do secretário de funcionários. Pelo IFMT, o pró-reitor, Carlos Câmara e a coordenadora Adjunta do Profuncionário, Tatiane Regina Alves da Cunha; além dos e das secretárias de educação dos municípios (Pedra Preta- Maria da Cruz Martins de Arruda; Lucas do Rio Verde - Cleusa Marquezan de Marco; Ribeirão Cascalheira - Osmarina Vieira dos Santos).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114