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Terça, 25 de setembro de 2018, 18h16

Sebrae Mato Grosso leva destinos turísticos para ABAV


O turismo regional de Mato Grosso está ganhando impulsos mercadológicos com a criação de novas marcas que serão apresentadas na ABAV EXPO 2018, que acontece no Anhembi, em São Paulo, de 26 a 28 de setembro. A expectativa é que a Feira da ABAV receba, em três dias de evento, cerca de 23 mil visitantes. Nobres vai levar sua marca agregando todos os elementos do ecoturismo de experiência e Nova Mutum, vai se apresentar como o melhor destino agro tecnológico. Além da exposição dos destinos, está prevista a participação de representantes mato-grossenses em uma rodada de negócios.

Todas essas ações junto às micro e pequenas empresas, entidades públicas e privadas do setor turístico são realizadas pelo Projeto Brasil Central Turismo, desenvolvido pelo Sebrae, que já colhe resultados na comercialização, diferenciação e posicionamento de mercado dos destinos locais, focados na estruturação e fortalecimento da governança, priorizando a qualificação dos empreendimentos.

O projeto trabalha para que que os destinos turísticos façam parte do mercado nacional. “Temos grandes potenciais de mercado. Por isso, acreditamos muito no resultado desse esforço de integração, no sentido de melhorar a competitividade e o fluxo de turistas”, avalia Marisbeth Gonçalves, gestora do Brasil Central no Sebrae MT.

Em Nobres, destacam-se as capacitações de guias e condutores, a consultoria técnica para a implantação do sistema de gestão de segurança dos atrativos, e o próprio fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ações em parceria com a prefeitura municipal, unindo donos de atrativos, de agências, hotelaria e restaurantes.

Focado em vivências que combinam a história, cultura e atividades exclusivas de cada região, o turismo de experiência vai além dos belos cenários e ressalta o jeito de viver das comunidades locais, como o que pode ser observado na “Trilha do Megafone”, usados para ampliar os sons da mata, ou presentes no sabor da exclusiva Akairoska (uma caipirinha a base de vodka e de polpa do Akaiá, fruta típica da região), ambas atrações do Complexo Turístico Akaiá. A proprietária Helen Reis, que iniciou as atividades com excursões pedagógicas no sítio, também participou da construção coletiva da nova marca do destino de Nobres. “É importante nos unirmos. Porque, ao avaliar, o turista leva em consideração a lembrança do local, desde a chegada, transporte, hospedagem, alimentação, até a partida. Todos precisam oferecer bons serviços”.

secretário de Turismo e Cultura de Nobres, Daniel Martins, “a criação da marca do turismo da região ocorreu de forma técnica e conseguiu filtrar o sentimento que a população têm em relação ao destino: Nobres, Mato Grosso, Brasil”.

“Foi um processo democrático e demos um passo muito importante para o destino turístico de Nobres, que vai impactar no processo de divulgação da cidade e também de Mato Grosso. Vamos nos apresentar para o mercado com mais leveza e entusiasmo para que o nosso destino seja consolidado”, explica Ademar Santos, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Nobres (COMTUR).

Ao lado, registro dos empresários e gestores municipais de Nobres trabalhando na construção da marca.

 

 

Turismo Agro Tecnológico

 

Já em Nova Mutum, o município identificou um importante nicho de mercado de experiência em inovações tecnológicas implementadas no campo e buscou o Sebrae/MT para estar na rota do Turismo Tecnológico do Agronegócio do país, de olho no mercado internacional. Referência em Mato Grosso, o município deverá contribuir para diversificação da oferta turística regional, por meio da inserção de produtos e atividades diferenciadas no mercado.

A coordenadora da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Nova Mutum, Bruna Tommasini, destaca o trabalho de posicionamento do município como um centro de agro tecnologia. “Demos uma nova roupagem para a marca, que comunica melhor o que queremos mostrar. E aumentamos também o número de atrativos à disposição nessa experiência. Não temos só soja, milho e algodão. As pessoas vão visitar produção de uva, de cerveja, outras safras, como o trigo, feijão, fruticultura, a cadeia completa de aves e suínos, além de outras oportunidades presentes na região. E esperamos atrair turistas, estudantes da área, e também investimentos”, explica Tommasini.

Tendência, o turismo tecnológico oferece visitas monitoradas a empreendimentos que detém tecnologia e resultados expressivos em uma atividade, proporcionando trocas de experiências entre profissionais, com atendimento logístico e operacional. Com foco no agronegócio, Nova Mutum recebeu os primeiros grupos de turistas, em 2013, e agora, retoma as ações de estudo de mercado, com a inclusão de novos atrativos e foco no reposicionamento do destino para atrair turistas nacionais e internacionais, com perfil de agricultores e criadores de animais, estudantes, técnicos e profissionais do setor de agronegócios.

Além das ações de fortalecimento empresarial, o Sebrae trabalha também na preparação de atrativos como, por exemplo, junto ao Grupo Excelência, detentores de tecnologia de produção na suinocultura. Para alinhamento da linguagem sobre turismo tecnológico, 12 empresas com 35 participantes recebem consultoria de qualidade no atendimento, e outras 10 empresas participam do curso de boas práticas na manipulação de alimentos.

Durante a Feira da ABAV EXPO 2018, de 26 a 28 de setembro, em São Paulo, o Sebrae/MT estará presente com o espaço “Ilha Inteligente Sebrae”, dedicado à Jornada do Turista Conectado com soluções inovadoras de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O conteúdo será apresentado aos visitantes, de forma interativa, dividido em uma área de imersão com vídeos e outra com realidade virtual. O objetivo é mostrar soluções de Smart Cities aos agentes de viagens de modo que as disseminem pelos destinos turísticos brasileiros.

No Brasil, o turismo responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em 2017, pelo menos 6,5 milhões de pessoas entraram no Brasil, segundo o Ministério do Turismo. O número significou um aumento de 12% em relação ao desempenho de cinco anos atrás.




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