» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Sexta, 28 de setembro de 2018, 19h52

Taquígrafos do TJMT fazem curso de atualização


Otmar de Oliveira
.

Até o dia 6 de dezembro os servidores do Núcleo de Taquigrafia do Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebem capacitação para aprimoramento das atividades no exercício de suas funções nas sessões de julgamento. O curso é uma parceria entre o Departamento de Apoio ao Julgamento e a Escola dos Servidores do Poder Judiciário e ocorre as terças, quintas e sextas-feiras, das 10h às 12h.

Quem ministra a capacitação é a taquígrafa Luciane Santana Bastos. Ela destaca a importância desta iniciativa para a execução dos trabalhos, já que a taquigrafia é a arte de se escrever tão rápido quanto se fala. “A iniciativa do curso partiu da diretora do Departamento de Apoio ao Julgamento. Os servidores sentiram a necessidade de se aperfeiçoarem para o bom desempenho de suas funções. É sempre bom buscar melhorar”, disse.

Luciane explicou que os taquígrafos são responsáveis por anotar, por meio de taquigramas (símbolos) tudo o que acontece durante as sessões de julgamento, como voto, relatório, ementa, sustentação oral, questão de ordem. “Depois das anotações os sinais taquigráficos são traduzidos e são encaminhados por e-mail aos gabinetes para correção, que posteriormente devolvem para que depois sejam feitos os acórdãos e publicados”

A gerente setorial de taquigrafia, Kalía Ramos Miranda Farina é uma das servidoras que está fazendo o curso e classificou como importante para trazer agilidade e dinâmica no trabalho. “Atualização é sempre importante em qualquer setor, mas para a taquigrafia vai aprimorar porque a partir do momento que o processo já está em julgamento, o jurisdicionado quer pressa na publicação do acórdão. Precisamos ter essa agilidade na escrita, traduzir rápido e ter uma prestação jurisdicional célere. O aperfeiçoamento que estamos tendo traz uma qualidade maior do nosso trabalho”, observou.

Taquigrafia significa “escrita rápida”. O taquígrafo é o profissional responsável por manter registros escritos precisos do que é dito nos plenários do TJMT.
A taquigrafia utiliza símbolos especiais para registrar diálogos. Como o segredo é anotar tudo rápido, os sinais da taquigrafia não são baseados em letras, mas em fonemas.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114