» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Segunda, 15 de outubro de 2018, 11h18

Biólogo desenvolve projetos que vão além da sala de aula


.

O biólogo Juan Maro Kersul de Carvalho, de 38 anos, faz parte da nova geração de professores da rede estadual de ensino, com mestrado e duas cadeiras, ele leva seu trabalho para além das salas de aula.

Na Escola Estadual Fernando Leite de Campos, em Várzea Grande, o profissional criou os projetos Clube do Xadrez e Clube do Pedal – neste último com a participação dos pais. São ciclistas que, uma vez por semana, saem pedalando suas bicicletas e aprendem, desde trocar o pneu a ler um mapa geográfico.

Segundo Juan, a ideia do Clube do Pedal surgiu pela necessidade de praticar um esporte para incentivar o uso de transporte mais consciente, que gere a minimização dos impactos ambientais. A iniciativa vem sendo desenvolvida desde o início do ano e atraiu os pais dos estudantes, que acompanham seus filhos nos passeios.

Os participantes se reúnem toda terça-feira a noite para andar de bicicleta por pontos estratégicos da cidade. Em todo o percurso, os alunos e pais são supervisionados por professores responsáveis.

Os ciclistas usam equipamentos de segurança, como: capacete e sinalizadores nas bicicletas. Ele destaca que alguns temas relacionados aos percursos são abordados dentro do clube, numa verdadeira aula prática.

“São temas como a própria questão da física, por exemplo, a quilometragem por hora que é desenvolvido no percurso. Em geografia, trabalhamos o estudo dos mapas, para isso utilizamos o aplicativo Strava que mostra um panorama durante o percurso fazendo a leitura”, frisa.

Os alunos aprendem também a trocar pneus das bicicletas, fazer a calibragem além de interpretar as normas de trânsito de uma cidade, fundamental para quem gosta de pedalar em região com grande movimentação de veículos.

O professor acrescenta que, com tudo isso, os alunos passam a idealizar uma cidade com melhor condições e adequação aos ciclistas. “Eles têm o desejo de que a cidade construa ciclovias, ciclofaixas e seja melhor para os ciclistas. A educação para o trânsito é para o desenvolvimento da cidade. Com isso, é necessária ter uma infraestrutura”, assinala.

Ele lembra que, nessa conscientização, os participantes do Clube do Pedal descobrem ser necessária uma interação entre os motoristas, pedestres e ciclistas.

Clube do Xadrez

Todas as tardes de quinta-feira, os alunos aprendem como funciona o jogo – com teoria sendo colocada na prática, os estudantes aprendem a raciocinar com rapidez. “Um jogo que era para poucos e agora para muitos”, comemora Juan, destacando que os alunos acabam se empolgando e ninguém falta às aulas.

O professor explica que na EE Fernando Leite de Campos não havia uma cultura de projetos. Ao ser inserida no Programa Ensino Médio Inovador, muitos recursos vieram para a escola. “Então, começamos a construir projetos dentro do ambiente escolar e, desde então, temos vários projetos em execução”, esclarece.

Juan lembra que o projeto mais antigo em atividade na escola é o Biomas, que estuda o bioma da região Centro-Oeste. Na finalização, é realizada uma aula de campo. Com isso, os alunos já conheceram Poconé, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães e outros locais, colocando em prática o que aprenderam na escola.

A profissão

Casado e pai de duas crianças, Davi de 10 anos e Sofia de 6, Juan é professor. Formado em técnico em turismo, sentiu a necessidade de estudar biologia e acabou se apaixonando pela docência. Começou a carreira como professor da Universidade de Cuiabá, no Curso de Ciências Biológicas, mas optou pela rede estadual.

“Em 2009, fiz o concurso e comecei a trabalhar em uma unidade escolar próxima de minha casa. Conheço os alunos, os pais. Para mim, a escola é um espaço que precisa ser ocupado, não pode ficar vazio, tem que ser cheio de significado. A escola é transformadora, não é só fonte de conhecimento para meus alunos, mas para mim também. A todo instante a gente aprende uns com os outros”, frisa.

O professor se diz apaixonado pela Educação e pela escola onde trabalha. “A profissão das profissões tinha que ter local de destaque entre todas as carreiras. Estamos seguimos nessa direção”.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114