» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Quarta, 17 de outubro de 2018, 15h25

Sesp-MT realiza mais de 6 mil ações de valorização de servidores


Lenine Martins
.

A qualidade de vida no ambiente de trabalho tem como objetivo facilitar as necessidades dos profissionais no desempenho de suas funções nas organizações. Visando estes valores, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) executou de 2015, até setembro deste ano, mais de seis mil ações que promovem o desenvolvimento profissional, a saúde e segurança de seus servidores.

As ações são promovidas pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), que em 2017 ofertou 1.374 capacitações de promoção profissional em parceria com órgãos como a Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Escola de Governo e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre as atividades realizadas estão cursos de fiscalização e gestão de contratos, planejamento e custos de serviços terceirizados, Academia de Líderes, que capacita servidores para atuarem como líderes estratégicos, entre outros.

Com relação às atividades de saúde e segurança, foram realizadas 1.202 ações no ano passado, como o Circuito Qualidade de Vida, que busca a identificação e prevenção de doenças ocupacionais, estimulando os trabalhadores quanto aos cuidados com a saúde e o programa de prevenção ao transtorno de estresse pós-traumático, que foca na educação a respeito dos sintomas, causas e tratamento de agentes da segurança pública que vivenciariam eventos críticos no desempenho da função.

Além destas atividades, a Secretaria também promove a cada dois anos uma pesquisa de clima organizacional. Em 2017 o estudo alcançou 1.357 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec).

Para o gerente de desenvolvimento, saúde e segurança da Sesp, Eder William Salvaterra, as capacitações surgem para que os servidores sempre fiquem atualizados. “A nossa ideia é que o servidor sempre se mantenha atualizado, conhecendo novas ferramentas e formas de trabalho. Isso possibilita que ele também venha a progredir na carreira”.

Ações em execução
A Secretaria planeja colocar em prática o projeto para a estruturação de alojamentos e refeitórios em algumas instituições da Sesp em Cuiabá. O convênio foi firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e também prevê a implantação do programa de educação financeira para 2.875 servidores, atendimento odontológico para 800 profissionais que atuam no interior do estado e estruturação e treinamento para a equipe de psicologia do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho.

Também está em andamento o curso básico de formação para membros das Comissões de Saúde e Segurança da Sesp. A capacitação será realizada em Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres e Tangará da Serra. Um treinamento de imersão será realizado em continuidade à Academia de Líderes com finalidade de apoiar os gestores a refletirem sobre o seu papel de liderança e aplicabilidade para a Secretaria.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114