Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 22 de outubro de 2018, 19h35

Alunos da escola Maria Barbosa têm aula de campo no Complexo Turístico da Salgadeira


.

Cerca de 30 alunos do oitavo e nono anos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Maria Barbosa Martins” do distrito de Bonsucesso visitaram o Complexo Turístico da Salgadeira, situado na rodovia MT-251, entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, para a realização de uma aula de campo, acompanhados por técnicos da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande.

Os alunos tiveram durante o passeio orientações do técnico da secretaria estadual de Educação, José Basan e militares do Centro de Educação Ambiental do Batalhão da Polícia Ambiental de MT. Eles tiveram acesso as belezas naturais do local, mata, cachoeiras e conheceram fatos históricos, formações geológicas, além de informações sobre os cuidados com a fauna e flora, a importância dos mananciais hídricos e sua relação com o ciclo das chuvas.

Segundo o professor e coordenador da Educação Ambiental, Vagner César Barros, a escola “Maria Barbosa Martins” foi escolhida para a aula de campo em razão da participação destacada da unidade escolar na etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada de 16 e 17 de maio deste ano, que teve como representante de Várzea Grande o aluno João Pedro Ferreira Mora, de 14 anos, escolhido para representar o município, juntamente com mais 13 representantes de Mato Grosso para a etapa nacional da Conferência realizada no Estado de São Paulo em junho deste ano.

Conforme o coordenador, no Complexo da Salgadeira existe um minimuseu com exemplares de animais da região taxidermizados, artigos indígenas e uma réplica do esqueleto de um dinossauro, Pycnonemossauro nevesi, que viveu na região há 70 milhões de anos. Na trilha que foi percorrida pelos alunos e professores durante a visitação também existe uma gruta adaptada com inscrições rupestres, muito comum encontrados nos sítios arqueológicos da região.

Para o aluno João Pedro Mora, as atividades fora da sala de aula ajudam no exercício da fixação da matéria e faz a diferença na hora da prova. “A gente pode ver de perto as coisas que nos aprendemos na aula e isso é muito bom”, afirmou.

O secretário Silvio Fidelis acredita que a aula de campo no Complexo Turístico da Salgadeira oferecida aos alunos da escola Maria Barbosa foi uma oportunidade de aproveitar a motivação dos alunos para dar continuidade ao processo educativo, por meio de atividades pós-Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que visa o fortalecimento dos estudantes junto às suas comunidades para o desencadeamento de ações de cuidado com as águas, denominada de "Primavera-X".

“A conferência possui um caráter articulador que estimula o desenvolvimento de ações de educação ambiental de forma integrada e interdisciplinar, conforme as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Além disso, a conferência é um processo metodológico para levar o debate sobre as questões socioambientais às escolas e às comunidades atendendo aos preceitos legais da Política Nacional de Educação Ambiental. A aula de campo é um instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em geografia para o Ensino Fundamental, o que tem agradado os alunos”, disse o secretário Silvio Fidelis.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114