Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sexta, 26 de outubro de 2018, 17h51

Policiais de cinco Estados, além do exército, finalizam especialização pela Rotam/PMMT


.

Quarenta e um policiais militares concluíram o 2º Curso de Especialização em Controle de Distúrbios Civis realizado pela Rotam em Mato Grosso. Além de policiais da PMMT, há entre eles, três sargentos do exército, um militar do Amazonas, um de Roraima, um de Santa Catarina, dois de Mato Grosso do Sul e seis agentes penitenciários de Mato Grosso. A formatura de encerramento das atividades ocorreu nesta quinta-feira (25/10), no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá, com a presença dos familiares.

 

O curso teve como objetivo capacitar profissionais da segurança pública em operações complexas, como a contenção de rebeliões em presídios, grandes eventos esportivos, manifestações sociais que causam desordens, entre outras. Foram 490 horas/aula de aprendizado, incluindo viagens técnicas e estágios supervisionados nas tropas de choques do Rio de Janeiro e São Paulo.

“Os profissionais que agora se formam, conhecem e têm impresso em seus espíritos a dignidade elevada, o poder do discernimento ajuizado pelo conhecimento específico, tendo portanto, todas as razões para serem merecidamente reconhecidos pelos seus feitos”, destacou o comandante Geral da PMMT, coronel Marcos Vieira da Cunha, ao citar o momento histórico para a instituição, de integração entre as forças e de conhecimento compartilhado.

Para o coordenador do curso, major PM Witenberg Souza Maia, “esses policiais especializados estão aptos a intervir em qualquer situação que fuja do controle normal da tropa ordinária. Esse pessoal vem para atender situações de crise, dar uma resposta satisfatória”.

Não há dúvidas de que se trata de um curso que exige muito dos participantes. Alguns que tentaram na primeira edição do curso, em 2013 e não conseguiram concluir, desta vez conseguiram. Mas também há os que se destacam já na primeira tentativa, como é o caso do 1º tenente da Rotam de Mato Grosso, João Batista Dorileo, que foi o primeiro colocado da turma. Segundo ele, a dedicação foi o diferencial para alcançar o resultado.

 

“A cada conteúdo passado para os formandos existe uma necessidade de se dedicar à leitura e ao desempenho técnico durante as instruções práticas. Esse foi o diferencial para que chegasse aqui nessa colocação”, destacou Dorileo.

Segundo Dorileo, o curso é muito corrido, em pouco tempo e com muito conteúdo para ser assimilado, mesclado com aulas teóricas e práticas, mas muito importante, e trará resultados positivos à carreira. “Os formandos, a partir de agora têm conhecimento para aplicar a técnica de forma correta, preservando sempre a priorização de vidas, e minimizando os danos àqueles que estão ali, momentaneamente, infringindo a lei. O objetivo das ações de choque é sempre preservar vidas. Graças a Deus, conseguimos entregar para a sociedade mato-grossense excelentes profissionais que desempenharão atividades de choque no âmbito de todo o estado”.

Para o coronel da reserva, Leovaldo Salles, pai de um dos formandos, com o curso, a PMMT está entregando filhos melhores do que eles (pais) entregaram para a polícia.

 

“Esse momento representa a característica diferenciada de cada um, que puderam chegar perto do limite, e foram aprovados. Mas com certeza nenhum deles chegou no seu pleno vigor físico e psicológico. Sou grato a PMMT por entregar filhos melhores para a sociedade, do que entregamos para a polícia militar”, explicou ao falar em nome dos familiares presentes na solenidade.

O 2º Curso de Especialização em Controle de Distúrbios Civis – Rotam/PMMT, contou com 61 inscritos, dos quais 41 concluíram. Segundo o coordenador, no decorrer do processo vai acontecendo uma seleção natural, que envolve a técnica e o psicológico, e alguns optam por não continuar.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114