Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Segunda, 05 de novembro de 2018, 16h51

Comunicação de alto impacto é segredo para sucesso profissional, alerta especialista


Jéssica se encontra no palco, as palmas das mãos suadas, observando a plateia de colegas que aguardam a apresentação de seu novo projeto. Pedro entra numa reunião, com a respiração ofegante, para expor os resultados do seu departamento na empresa para os gestores – que dividem a atenção entre ele e as diversas telas de celulares, tablets e computadores em mãos. Com o coração acelerado e a boca seca, Patrícia se prepara para dar um feedback para um colaborador.

 

Situações como essas são comuns na rotina das pessoas. Para muitos, saber mostrar suas ideias de maneira firme e convincente, sem medo de falar em público e/ou ceder ao nervosismo, é algo quase impossível. No entanto, o que muitos não sabem é que fazer um discurso de alto impacto não é resultado de um dom especial ou sorte. Isto requer técnica, algo que se aprende e desenvolve.

 

Conforme explica a consultora associada do Grupo Valure e sócia-diretora da Eleve Consulting, a coach, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas Shana Wajntraub, a arte da oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida e carreira por meio de técnicas e muita prática.

 

"Comunicação é um pilar vital para os seres humanos. O marketing pessoal, a venda de um projeto ou ideia é um dos segredos de sucesso na carreira de um profissional. Existem técnicas e ferramentas de fonoaudiologia, psicologia, neurociência e comunicação tanto para a forma de falar quanto para o conteúdo. Quanto mais você praticar, melhor. É fundamental desenvolver essa habilidade tanto para a vida pessoal quanto profissional", pondera.

 

Shana enfatiza que pesquisas como as desenvolvidas pelo psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, o norte-americano Daniel Goleman – que é considerado o "pai da inteligência emocional" – apontam que a forma de falar tem mais impacto que o próprio conteúdo. Inclusive, os resultados apontam que profissionais que têm uma fala mais atrativa possuem maior chance de sucesso de subir na carreira.

 

"O tom da voz e a narrativa, assim como a expressão facial e corporal, têm um impacto significativo na arte de comunicação para influência. Até mesmo um feedback corriqueiro tem um efeito muito mais poderoso ao usar técnicas de voz e fala. Com entusiasmo na voz, por exemplo, um elogio tem maior impacto do que um elogio com o mesmo conteúdo, mas sem entonação ou energia na fala. Ao mesmo tempo, esses recursos também valem para o marketing pessoal – para vender quem você é", comenta.

 

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – Diante de tempos cada vez mais tecnológicos, a especialista complementa que atrair e reter a atenção das pessoas é um desafio. "Hoje, estamos na Era da Comunicação. As pessoas têm um computador na mão – celulares avançados. Em uma apresentação para um grupo, um indivíduo tem que tornar sua fala bem atrativa. Para isso, deve usar técnicas que passam de condução de reunião até voz e fala", ressalta.

 

Shana destaca que planejar com antecedência é um passo importante. "No momento de elaborar o conteúdo, deve-se pensar na linha mestra, na estrutura da apresentação e em formas de narrativas em que se obtenha mais sucesso. Planejamento é 70% do êxito de uma apresentação. Já, na hora, a voz e a fala, bem como a interação com o público, também são determinantes", reitera.

 

Com mais de 15 anos de atuação em consultoria, programas de educação corporativa e projetos, a especialista e professora reforça que, acima de tudo, uma comunicação de alto impacto requer que a pessoa encontre a melhor versão de si mesma. Neste viés, Shana aponta algumas dicas que podem ser aplicadas no cotidiano profissional.

 

"Faça um planejamento para a reunião ou apresentação. Elabore um roteiro. Pense e utilize uma linha mestra. Aplique o storytelling. Alterne a velocidade da fala. Use entonação nas palavras-chave. Atente-se para a expressão facial e corporal. Ensaie. Faça filmagens com seu celular e analise suas próprias gravações. Evite o modo 'apresentador'", aconselha.

 

SERVIÇO – Cuiabá recebe nos dias 7 e 8 de novembro o curso de "Comunicação de Alto Impacto" com Shana Wajntraub. Promovido pelo Grupo Valure, empresa de consultoria em gestão e liderança há 20 anos, o curso – com vagas limitadas e carga horária de 16 horas – traz em seu conteúdo a elaboração de um diagnóstico da comunicação e temas como marketing pessoal, técnicas de voz e fala, planejamento, roteiro (como preparar) e como tornar atrativa essa apresentação, entre outros.

 

A atividade ainda contará com um pós-trabalho com reunião de mentoring individual com a instrutora, por Skype, para aconselhamentos nas necessidades de cada participante. Mais informações pelo site http://www.grupovalure.com.br/ ou pelo telefone (65) 3318-2600.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114