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Segunda, 05 de novembro de 2018, 18h24

Energia elétrica lidera o ranking de reclamações do mês de outubro


O Procon Estadual registrou no mês de outubro 2.743 reclamações de consumidores. Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.832 registros e outros 911 pelo atendimento online - www.consumidor.gov.br .

No Sindec, a campeã de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 1.133 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 592 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, com 304 e em terceiro ficou “Telefonia Celular”, com 132reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros”, com 267 registros, tendo as categorias “Banco Comercial”, 73 atendimentos, “Cartão de Crédito”, 58 e “Outros Contratos” 40. Já a área “Serviços Privados” está em terceiro lugar com 205 registros, sendo 40 para “Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)”, 35 para “TV Por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc)” e 33 para “Escola (Pré, 1°, 2° Graus e Superior)”.

Ocupando a quarta posição está “Produtos” com 191 registros, sendo 37 procedimentos para “Carro Nacional Zero (Montadora)”, 26 para “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.)” e nove para “Internet”.

Já o setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 25 reclamações, sendo sete para “Plano de saúde regulamentado”, quatro para “Convênio de assistência médica/ odontológica” e três para “Medicamento Homeopático/ Fitoterápico (Manipulado, Industrializado)”. Em sexto lugar está a área “Habitação” com seis registros, tendo dois para “Condomínio”, dois para “Incorporação (Construtoras e Incorporadoras)” e um para “Seguro”.

A última posição do ranking é ocupada pela área “Alimentos”, com cinco reclamações: dois registros para “Frutas e Hortaliças”, um para “Bares, Docerias, Chopperias, Casas Noturnas e afins” e um para “Farináceos (fubá, polvilho, etc.).

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 911 reclamações no Estado, sendo a área de “Telecomunicações” a líder do ranking, com 381 registros. Em segundo lugar está “Serviços Financeiros” com 287 reclamações e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática” com 88 registros.

Em quarto colocado, está a categoria “Transportes”, com 53 atendimentos e em quinto lugar a categoria “Demais serviços” com 33. Já o sexto lugar é ocupado pela área “Demais Produtos” com 31 registros e o sétimo pela categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” com 21 registros.

Em oitavo lugar, com sete reclamações, está a área “Saúde” com cinco, seguida por “Educação” em nono lugar, com quatroregistros. E na décima posição, a categoria “Turismo/ Viagens” com quatro reclamações. As categorias “Água, energia e gás” e “Alimentos”, tiveram dois registros. Já o setor de “Habitação” não obtive registro no mês de outubro na plataformawww.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT está atendendo na Arena Pantanal, localizada no bairro Verdão, entrada pelo portão J, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500. 




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