Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Terça, 06 de novembro de 2018, 21h44

TJMT realiza um dia de doação de sangue


Os servidores Fernando Jorge de Amorim, Margareth Taquimas e Leticya Rodrigues, do Departamento de Pagamento de Pessoal do Tribunal de Justiça, compareceram logo cedo para aproveitar a oportunidade e doar sangue no Hemobus. O veículo do Hemocentro de Mato Grosso está parado no pátio da Instituição, desde 8h, e seguirá até às 17h, coletando sangue que será utilizado, futuramente, em pessoas hospitalizadas ou que sofreram acidentes.

Os três colegas contaram que foram motivados pelo fato de o banco de sangue sempre precisar do material. “Como já ocorreu em situações anteriores, principalmente próximo a feriados, é necessário que o banco tenha estoque de sangue para atender as pessoas necessitadas. A facilidade de ter o ônibus do Hemocentro aqui no TJ também contribuiu muito para que pudéssemos fazer a doação”, explicou Fernando.

A diretora da Coordenadoria de Recursos Humanos, Claudia Zarour, também aproveitou para fazer sua doação. Ela explicou que essa foi a primeira vez que doou sangue e que estava muito nervosa, pois tem medo extremo de agulha. “Sempre tive vontade de doar, mas o medo da agulha e alguns mitos acerca do assunto me impediam. Agora que participei da campanha e vi que não dói, é uma picada de agulha como quando colhe sangue, pretendo me tornar doadora assídua”, contou a servidora.

A chefe da equipe de Hemobus, Juliana Silva, ressalta a relevância dessa ação no Poder Judiciário. “Essas doações sempre nos ajudam a salvar vidas nos hospitais e nas maternidades que precisam de sangue. É importante manter o estoque do MT Hemocentro para que não falte atendimento às pessoas. Ações como essas, em que nós vamos até a instituição pública, sempre têm bons resultados, pois nós alcançamos doadores assíduos e também conquistamos aqueles esporádicos, que pela facilidade de não ter que se locomover se dispõem a participar”, pontuou.

Essa é a terceira etapa da campanha desenvolvida em 2018 pelo Programa Bem Viver, setor da Coordenadoria de Recursos Humanos responsável pela qualidade de vida do público interno do TJMT. De acordo com a enfermeira responsável pela ação, Priscilla Daleffe, doar sangue significa ajudar a salvar vidas. “Nós pensamos em salvar a vida do outro, mas temos que ter em pensamento que essa ação reflete também em nossa vida. O banco de sangue distribui as bolsas para os hospitais públicos que são porta de entrada para traumas e acidentes em geral. Temos que pensar que a saúde pública é feita para todos nós e temos que agir e pensar de forma coletiva. Quando apoiamos o serviço público, fortalecemos o sistema público de forma geral.”

Priscilla aproveitou a oportunidade para lembrar que na próxima quinta-feira (8 de novembro) o Hemobus estará no estacionamento interno do Fórum da Capital buscando captar mais doadores.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114