» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Quarta, 14 de novembro de 2018, 15h57

?Nosso Judiciário? motiva estudantes da Unemat


.

Estudantes do 6º e 7º semestres do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), do município de Barra do Bugres (168 km a Médio Norte de Cuiabá ) visitaram as instalações e conheceram o funcionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso nesta terça-feira (13 de novembro). A visita faz parte do projeto ‘Nosso Judiciário’, desenvolvido pelo TJ para informar e mostrar um pouco do Judiciário para acadêmicos e ao público externo.

Os 30 alunos guiados pelo servidor Neif Feguri Neto, coordenador do “Nosso Judiciário”, assistiram à sessão de uma das Câmara de Direito Privado, depois conheceram os setores dos gabinetes, o andamento processual e concluíram o tour no Espaço Memória. Lá eles puderam conhecer a história do Poder Judiciário, contada a partir de fotos, mobiliário e documentos, e foram recebidos pelo desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que compartilhou sua experiência de 32 anos enquanto magistrado, motivando os alunos ao falar das carreiras do Direito e elogiou o projeto.

“É muito importante aproximar os estudantes do Poder Judiciário. A partir do momento em que o Tribunal abre suas portas ao público e explica como é o seu funcionamento, ele contribuiu para que a população compreenda melhor o papel do órgão que administra a justiça em seu Estado”, disse.

O magistrado, ainda destacou dois pontos importantes da visita dos universitários”. Primeiro é uma colaboração do PJMT para formação dos estudantes mostrando a eles características das diversas carreira jurídicas e também colocando à disposição pessoas que podem explicar como funciona um dos órgãos que eles vão trabalhar. Segundo ponto é que o projeto ‘Nosso Judiciário’ é um espaço para formação de cidadãos, pois entendo que essa iniciativa do TJ gera bons frutos, porque desperta no estudante a vontade de fazer parte daquilo que ele está conhecendo, que é uma instituição fundamental para a sociedade. Depois desta vista tenho a convicção que os acadêmicos vão se sentir mais seguros. O Tribunal está de parabéns com esse projeto”, pontou o desembargador .

Para a professora de processo civil da Unemat, Ana Paula Marques de Andrade, que veio acompanhando os estudantes, essa é uma oportunidade de ver na prática o que apreendem na teoria, além proporcionar uma grande motivação profissional. “Saímos motivados e isso se reflete depois no desempenho em sala de aula e ajuda na escolha da área que vão seguir dentro do Direito”, reforçou a docente.

O estudante Luiz Vieira, 7º semestre do curso de Direito da Unemat, diz que conhecer in loco o andamento das atividades do Tribunal foi um momento importante na sua formação. “Na universidade temos a teoria, aqui tivemos chance de conhecer na prática e esclarecer muitas dúvidas. Tenho certeza que essa aula que tivemos com o desembargador Rondon Bassil foi um momento impar e vai marcar as nossas vidas”.

Segundo a estudante Adila Matana, também aluna do 7ª semestre, ter acesso às atividades desenvolvidas pela corte é indispensável e desperta ainda mais o interesse pelo curso escolhido. “Esta visita técnica nos dá uma ideia de como é o dia a dia dos magistrados, de como é na prática o que estamos aprendendo na faculdade. Para mim foi uma experiência muito boa”, concluiu Adila agradecendo a receptividade.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114