Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sexta, 16 de novembro de 2018, 12h02

Treinamento do Corpo de Bombeiros usa estrutura disponível para resgate real


.

Bombeiros participantes do Curso de Mergulho Autônomo realizaram uma simulação de resgate de vítima nesta quarta-feira (14.11), no rio Cuiabá, sob a ponte Mário Andreazza, entre Cuiabá e Várzea Grande. Foram usados um barco, um helicóptero, viaturas de apoio e uma Unidade de Resgate durante a operação. O objetivo era resgatar a vítima submersa, leva-la até a UR (ambulância) e trazer o veículo para a superfície. Toda a ação durou trinta minutos.

Para a simulação o fluxo de veículos ficou limitado a uma faixa de rolamento, com sinalização e acompanhamento de agentes de trânsito dos dois municípios. Os alunos do curso fizeram a busca do condutor do veículo submerso, levaram a vítima para a margem, de onde seguiu içada pelo helicóptero até a ponte. Sobre a ponte, uma ambulância (UR) levou a vítima até uma unidade de pronto atendimento.

.

A operação foi considerada um sucesso pelo coordenador do curso, Major BM Jean Oliveira. “O curso prepara os militares para as condições adversas de um dos trabalhos mais difíceis do Corpo de Bombeiros que é o resgate de vítimas em ambiente aquático”, declarou o major. A atividade ainda recebeu o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas, cuja equipe também tem treinamento específico para o resgate de vítimas. Essa é a 2ª edição do CMAUT que o CBMMT realiza neste ano, mas já é a 5º da instituição. A quantidade de militares com formação em mergulho se justifica pela frequência de ocorrências aquáticas que o CBMMT é chamado a atender nos rios e represas do estado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114