Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 13 de dezembro de 2018, 14h37

Sema apresenta Gestão de Dados Geoespaciais a servidores, ONGs e empresários


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (CGMA), apresentou aos servidores e gestores do órgão, representantes de Organizações Não-governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente e empresários a Gestão dos Dados Geoespaciais, detalhando sua metodologia e resultados alcançados.

A CGMA é responsável por administrar a base de dados geoespaciais, elaborar bases cartográficas, mapas, cartas temáticas e pareceres técnicos, além de monitorar focos de calor, áreas queimadas, desmatamento legal e ilegal, degradação e exploração florestal. Entre os anos de 2015 e 2018, o setor fez 1.363 pareceres técnicos para a Sema e suas regionais, além de também atender demandas de várias instituições, entre elas, Ministérios Públicos Estadual e Federal e Polícia Federal. Também foram elaboradas 7.771 cartas imagens e 150 mapas.

O coordenador de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, André Dias, destacou que o armazenamento de dados geoespaciais é importante para manter a análise histórica da secretaria, além de promover integração e transparência. “É uma ferramenta que o analista usará para dar continuidade ao trabalho e ao mesmo tempo é acessada com transparência pelo público externo. A plataforma tem que ser dinâmica para poder realizar acompanhamento em tempo real”.

André Dias falou também sobre metadados, instrumentos utilizados para transformar dados brutos em conhecimento, permitindo conhecer melhor os dados que são mantidos dentro da Sema e em outros órgãos públicos.

O secretário de Meio Ambiente, André Baby, destacou que as informações de geoprocessamento devem transitar dentro do órgão de forma que os setores conversem entre si e ao mesmo tempo seja transparente para a sociedade. “Não tem como nos dias de hoje realizar um trabalho voltado ao meio ambiente sem tecnologia avançada. A Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental conta com um ótimo corpo técnico e a Sema só tem a ganhar com isso”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114