Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sexta, 28 de dezembro de 2018, 04h31

Escola de Governo capacitou mais de 17 mil servidores na atual gestão


Buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Gestão, qualificou nos últimos quatro anos 17.083 servidores públicos do Estado, uma média de 4.270 por ano. Número bem acima dos anos anteriores, que girou em torno de 800 capacitações anuais.

Apenas este ano foram ofertados 114 cursos diferentes na Superintendência da Escola de Governo, unidade da Seges responsável pelas capacitações dos servidores, sendo que alguns deles foram efetuados mais de uma vez, a exemplo do curso de Gestão de Documentos, realizado em parceria com a Superintendência de Arquivo Público. O órgão ligado à Seges qualificou 1.781 servidores ao longo da atual gestão, sendo 547 somente este ano.

O acompanhamento sistemático do Sistema Único de Protocolo do Estado por parte do Arquivo Público aliado a servidores mais qualificados permitiu uma redução da taxa de congestionamento para 32%, uma melhora substantiva na resolução dos processos de trabalho do Poder Executivo.

Entre as áreas das qualificações ofertadas destacam-se planejamento, financeiro, gestão de documentos, aquisições, desenvolvimento organizacional, gestão de pessoas e controladoria.

A Escola de Governo desenvolveu também no decorrer deste ano o programa Academia de Novos Líderes, um treinamento de 320 horas que surgiu da necessidade de oferta de cursos gerenciais para a profissionalização do serviço público.

O curso foi composto de 16 módulos e realizado sem nenhum ônus para o Estado que diante das dificuldades orçamentárias, buscou parcerias com servidores públicos especialistas nas áreas técnicas e comportamentais dispostos a atuar como voluntários.

O programa formou sua primeira turma no início de dezembro e já lançou uma segunda edição para 2019.

Além disso, foi retomado este ano o programa de Ensino a Distância (EaD) que ofertou turmas de cursos online em Direito Constitucional. Em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), foram capacitados 650 servidores pelo Programa Compras Públicas.

Para o titular da Seges, Ruy Fonseca, quem ganha com o aumento na qualificação de servidores é a população. “Quando você prepara o capital intelectual humano que permanecerá dentro da instituição você melhora a instrução processual. Isso gera um resultado exitoso e consequentemente serviços prestados com mais eficiência. A Escola de Governo teve papel fundamental nessas capacitações”.

O atual governo também regulamentou o programa de Liderança e Coaching, que tornou Mato Grosso o primeiro estado do país a institucionalizar o coaching na gestão pública. Idealizado pela Seges, o programa já qualificou em 20 turmas, 476 servidores líderes que estão aptos a transformar a cultura do serviço público, por meio da implantação desta metodologia, que potencializa os resultados e traz benefícios que atingem todas as esferas de governo e a sociedade.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114