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Terça, 19 de fevereiro de 2019, 09h23

Servidores de municípios conveniados realizam treinamento para emissão de RG


Servidores de treze municípios que mantêm convênio com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) no serviço de identificação civil estão sendo capacitados para os atendimentos nos postos de identificação.

O treinamento tem duração de 20 dias, está sendo realizado em Cuiabá, período em que serão apresentados conteúdos teóricos e práticos que vão desde a operacionalização do Sistema de Identificação Civil, Legislação, atendimento ao púbico, técnicas de coleta das impressões digitais, consulta e emissão de documentos de identificação criminal.

A capacitação é necessária em razão da renovação de alguns termos de cooperação, com o advento do ingresso de novos servidores das prefeituras que prestarão serviços nos postos de identificação. Neste ano, o treinamento contou com uma semana voltada à atividade prática de atendimento ao público com o auxílio do sistema biométrico.

O exercício teve início nesta segunda-feira (18), com a emissão de documentos de identidade (RGs) para os de alunos da EMEB Madre Marta Cerutti, no bairro Bela Vista. O atendimento ocorrerá até esta quinta-feira (20), no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h. Os alunos deverão estar acompanhados dos pais e responsáveis, portando o documento de Certidão de Nascimento original.

Maíra Marques de Amorim é servidora contratada da prefeitura de Paranatinga (a 300 quilômetros da Capital) e afirma que mesmo conhecendo a rotina do atendimento no posto, o treinamento é fundamental para o realização dos trabalhos. “Eu fiquei auxiliando por um tempo e durante este período achava que fosse fácil, mas só agora, ao conhecer as técnicas, vejo que somente com o conhecimento das técnicas e com a prática é que desenvolveremos as habilidades’’.

No posto em que ela trabalha há apenas uma pessoa no atendimento, que realiza a emissão de RGs, alistamento militar e emissão da carteira de trabalho. Segundo Maíra, a demanda de atendimento no local é grande, com cerca de 33 atendimentos ao dia e, em sua maioria, são de moradores de comunidades rurais pertencentes aos munícipio.

O servidor Silvério Pilatti Cirino viajou 970 quilômetros de Cotriguaçu a Cuiabá para participar do treinamento. “No posto da minha cidade trabalhei como assistente, mas agora passarei a realizar o atendimento junto com outra pessoa. Estou fazendo esse treinamento para poder exercer a atribuição. Já possuo o conhecimento básico da atividade, porém não sabia manusear o kit biométrico’’.

 




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