» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Quinta, 28 de fevereiro de 2019, 16h46

Papiloscopista relata sobre utilização de tecnologias na identificação a vítimas de desastres


Com utilização de tecnologia de ponta, foi possível identificar mais de 85% das 185 vítimas do desastre de Brumadinho (MG), por meio das impressões digitais. Os resultados da atuação da papiloscopia na ocorrência foram compartilhados pelo papiloscopista da Polícia Federal e do Instituto Nacional de Identificação de Brasília, Marco Antonio de Souza, no I Simpósio Estadual de Identificação, que começou nesta quarta-feira (27).

O profissional apresentou aos participantes o sistema Alethia, como é conhecido, que faz o cruzamento das impressões digitais das vítimas encontradas com impressões armazenadas previamente em um banco de dados do próprio equipamento. Estabelecer a identidade foi o primeiro procedimento adotado pela equipe pós mortem, que é responsável pelo levantamento de vestígios de vítimas após a tragédia.

Essas informações eram obtidas primeiramente a partir da numeração protocolar, em seguida na realização de fotos gerais do corpo, e após, na coleta dos vestígios relacionados às metodologias de identificação, como as impressões digitais, o DNA, e a odontologia legal. Em seguida, o corpo seguia para a necropsia.

“O Corpo técnico na área de resgate foi orientado a proteger o máximo possível o corpo quanto aos vestígios que seriam interessantes para a identificação. Durante o processo, foram utilizadas técnicas para a revelação das impressões digitais, para que posteriormente elas fossem inseridas no leitor biométrico. Ao serem confrontadas, o sistema apresentava em dois segundos a foto da vítima, as impressões digitais padrão e questionada, o nome da vítima e a filiação’’, relatou Marco Antonio.

Os dados ante mortem, com as informações das possíveis vítimas e de pessoas desaparecidas eram inseridas no Sistema Alethia, que após receber a impressão digital encontrada na área do desastre trazia a identificação da pessoa. Segundo o palestrante, este foi o primeiro caso aberto, em não que se sabia a dimensão e a quantidade exata de vítimas, realizado com o auxílio do sistema de identificação biométrica.

“A Polícia Federal possui procedimentos padrões baseados em protocolos internacionais, como o da Interpol. Porém, com o advento das novas tecnologias, esses protocolos precisam ser adaptados. Foi o que ocorreu em Brumadinho, que utilizamos um sistema que já existia e o aprimoramos conforme a necessidade, trazendo maior celeridade a todo o processo de identificação’’, acrescentou o palestrante.

Simpósio

O I Simpósio Estadual de Identificação ocorre quarta (27.02) e sexta-feira (01.03), no auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O evento reúne 235 participantes, entre papiloscopistas, estagiários e técnicos de desenvolvimento econômico e social, funcionários de Postos de Identificação e representantes de prefeituras municipais.

Programação

Na manhã desta quinta-feira (28), o evento trouxe a reflexão sobre quem pode usar e como usar o Nome Social, durante a realização de uma mesa redonda com a participação do professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, Pablo Cardozo Roco, o presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB, Nelson Freitas Neto, e a bacharel em secretariado executivo, Daniela Behrends Rodrigues.

Já na sexta-feira (01.03), às 8h, o diretor metropolitano de Identificação Técnica da Politec, Aílton Silva Machado, irá apresentar o novo modelo de documento de identidade, instituído pelo Decreto nº 9.278, de 5 de fevereiro do ano passado. O documento conterá o número do Documento Nacional de Identificação, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, dentre outros dados.

O evento está sendo realizado pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec e reúne profissionais de diversas áreas para discutir tecnologias que podem ser usadas para o aprimoramento do serviço de identificação do Estado de Mato Grosso.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114