Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Sexta, 01 de março de 2019, 11h42

Alunos da Escola José Leite de Moraes participam do TCEstudantil


A formação de cidadão conscientes, participativos e proativos no controle social da Administração Pública. Este é um dos principais objetivos do Programa TCEstudantil apresentados aos mais de 120 estudantes do ensino médio da Escola Estadual José Leite de Moraes, do município de Várzea Grande, que visitaram o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), na manhã desta quinta-feira (28/02).

Durante a visita, os jovens com idades entre 14 e 17 anos, participaram de uma palestra com o auditor público externo do TCE-MT, Franscisney Liberato. Durante o bate-papo, o auditor explicou aos estudantes como funciona o Tribunal, seu papel institucional de órgão do controle externo dos Poderes Públicos estadual e municipais, bem como apresentou as principais ferramentas que a instituição disponibiliza para que o cidadão posso acompanhar as contas e obras públicas e ajudar a fiscalizar a destinação e aplicação dos impostos.

Os alunos também acompanham parte da sessão ordinária do Pleno do TCE-MT e puderam conhecer in loco, como são realizados os julgamentos dos diversos processos de responsabilidade e jurisdição da Corte de Contas mato-grossense, bem como atuam em plenário os conselheiros, o Ministério Público de Contas e os advogados das partes envolvidas durante a defesa oral.

O estudante Nickollas Araújo, 16 anos, aluno do 2º ano, a visita ao TCE foi uma grande satisfação, já que não conhecia o Tribunal, sua estrutura e seu trabalho de órgão de controle externo das contas e políticas públicas. "Achei muito interessante, principalmente a forma como os conselheiros realizam as discussões e o julgamento dos processos", afirmou o jovem.

Para Lucas Avelino, 17 anos, 3º ano, que entrou pela primeira vez em um tribunal de contas, disse ter se surpreendido com a amplitude das atribuições do TCE-MT. "O Tribunal age dentro de um grande aspecto de responsabilidades dos gestores públicos, e não apenas na questão das contas. Achei legal também as ferramentas digitais para que a gente possa fazer denuncias, acompanhar obras e fiscalizar os gestores", salientou o estudante.

O professor de matemática, Jarbas Sales Santiago, destacou que a importância do programa TCEstudantil para a formação de uma consciência cidadã nos jovens estudantes do ensino médio. "Essa é uma iniciativa que nos ajuda na formação destes rapazes e moças que estão concluindo o ensino médio e começando a compreender seu lugar na sociedade. O TCE cumpre assim um papel fundamental ao abrir suas portas para receber os alunos das escolas públicas e lhes oferecer conhecimentos tão valiosos", frisou o professor.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114