Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sexta, 31 de maio de 2019, 18h23

Mais de 10 mil pessoas participaram de atividades da Campanha Maio Amarelo


Dando continuidade à campanha Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) atuou em 22 cidades nas últimas duas semanas. Em Campo Novo do Parecis, as blitzes educativas abordaram cerca de 5 mil pessoas entre os dias 23 e 30 de maio.

.

Em Cláudia, as atividades envolveram 200 crianças e tiveram o apoio da Polícia Militar e das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, na divulgação de itens de segurança que são fundamentais para proteger vidas no trânsito.

Com a colaboração de empresas parceiras, no município de Pedra Preta foram distribuídos panfletos educativos. Também houve a apresentação de um teatro sobre a importância da prevenção aos acidentes com a participação de 300 pessoas; e ainda um concurso de redação e desenho com 400 crianças.

Paranatinga realizou blitz educativa e panfletagem junto a 200 participantes. Já em Primavera do Leste, foi feita a abordagem de aproximadamente 2 mil pessoas em blitzes educativas e no projeto Rota Cidadã. E em São José dos Quatro Marcos, as atividades duraram 3 dias e contaram com a participação de 2 mil pessoas.

Fiscalização

Em duas semanas, a equipe de fiscalização do Detran-MT deflagrou a continuação da Operação Guardião, durante o Maio Amarelo, em Várzea Grande. O objetivo da ação é evitar acidentes de trânsito, aumento nos índices de irregularidades administrativas, embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, não uso do cinto de segurança, dentre outras infrações previstas do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Ao todo foram realizadas 152 autuações e 67 veículos removidos. A maioria das irregularidades se concentra na falta de licenciamento e na falta da Carteira Nacional de Habilitação. A ação contou com o apoio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), 25° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O Movimento é realizado em 28 países há seis anos. O objetivo do Movimento é desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária, mobilizando toda a sociedade a discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em Mato Grosso, dados da Secretaria de Segurança do Estado mostram que, em 2017, foram registradas 23 mil ocorrências no trânsito, sendo que 656 resultaram em mortes por acidentes de trânsito, onde 240 pessoas morreram somente em Cuiabá e Várzea Grande.

.

 

O Detran-MT lançou o Movimento no Estado no dia 3 de maio e durante todo o mês realizará ações educativas de trânsito de forma intensiva, como blitz de orientação, ciclo de palestras, passeios ciclísticos, além das ações realizadas pelas Ciretrans nos municípios participantes em prol de um trânsito mais seguro.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114