Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Domingo, 18 de agosto de 2019, 13h16

Usuários de bikes fazem mais exercício, conclui pesquisa europeia


As bicicletas elétricas possuem benefícios inegáveis e permitem que os seus usuários se desloquem com menor esforço, especialmente em áreas com muitas subidas. O fato de receberem uma ajuda extra é o que faz com que muitos achem que o uso dessas bicicletas esteja longe de alcançar resultados semelhantes aos da prática esportiva sem a tal ajuda, no modelo tradicional.

 

Mas, de acordo com o estudo divulgado pelo site Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, os "ciclistas eletrificados" acabam fazendo mais exercícios do que seus colegas mais tradicionalistas.

 

A explicação está no tempo gasto em cima de bicicleta, concluíram os pesquisadores. A quantidade de energia gasta ao usar bicicletas tradicionais é maior, portanto, há a sensação de maior esforço realizado com a atividade. Mas em compensação, o tempo de exercício ao utilizar uma bicicleta elétrica costuma ser muito maior. Ou seja, um ciclista pedala menos horas semanais com uma bicicleta tradicional, por isso, verificou-se que a soma de horas feitas com a bicicleta elétrica excede aquela geralmente obtida quando uma bicicleta tradicional é usada. A intensidade é menor, mas o tempo de exercício é bem maior concluíram os pesquisadores.

 

O estudo entrevistou 10 mil ciclistas em sete cidades da Europa. Os níveis de atividade física, medidos em minutos da Tarefa Equivalente Metabólica por semana (MET min/semana), foram semelhantes entre e-bikers e ciclistas comuns (4463 vs. 4085). Mas os e-bikers relataram distâncias de viagens diárias significativamente mais longas em comparação com os usuários de bicicletas comuns. A pesquisa também mostrou que as pessoas que trocaram seus carros ou o transporte público por e-bikes ganharam cerca de 550 e 800 MET min / semana, respectivamente 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114