Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 15 de julho de 2021, 06h55

Espaços, memórias e avanços tecnológicos: mostra virtual conta história dos 130 anos do STF


O Supremo Tribunal Federal (STF) apresenta, a partir desta quinta-feira (15), a exposição virtual “Espaços, memórias e avanços tecnológicos”. A mostra, parte das comemorações dos 130 anos da Corte na República, possibilitará aos visitantes um mergulho na trajetória, marcos e momentos relevantes do Supremo.

O acervo reúne mais de 100 peças entre reproduções fotográficas, documentos digitalizados e recursos multimídia. A exposição está disponível na plataforma de ambientes virtuais 3D Artsteps. O visitante pode realizar uma caminhada virtual, aproximar-se das obras e clicar para mais informações ou optar pelo tour guiado com locução explicativa.

Ambientes

A narrativa está dividida em três temáticas organizadas em quatro blocos dispostos em ordem cronológica: as sedes e os ambientes de atuação do STF; os avanços do Tribunal na era da modernização tecnológica, e os modos de atuação, desde o processamento das atividades jurisdicionais às iniciativas de aproximação da Corte com a sociedade.

O primeiro bloco apresenta fatos, documentos e curiosidades relativas ao período de 1891 a 1949. Além de conhecer as instalações e funcionamento do Tribunal no Rio de Janeiro, é possível ver documentos e objetos de época, como a ata de instalação do Tribunal, de 1891, e o primeiro Diário da Justiça.

Na segunda parte do passeio virtual, o visitante poder conferir marcos memoriais de 1950 a 1979, incluindo a mudança da sede da Suprema Corte para Brasília. Documentos e fotos da construção da sede, fotografia do escultor Alfredo Ceschiatti em visita à sua obra, a estátua A Justiça, na Praça dos Três Poderes, e o telex, que, em 1972, prenunciou a era da tecnologia da informação, iniciada na década seguinte.

A terceira seção da mostra ilustra os recursos dos anos 1980 e a virada radical para a era da modernização institucional da Suprema Corte, com a tecnologia eletrônica incorporada nos processos de trabalho e a aproximação da sociedade, em especial por meio da TV e da Rádio Justiça.

Um olhar sobre a transição para a justiça digital finaliza a exposição. Na última sala, pode-se conhecer projetos e ações que ilustram o avanço dos sistemas de informação do STF. Entre os itens, imagens das sessões realizadas por videoconferência. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114