Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Sexta, 16 de julho de 2021, 14h12

Sistema de gestão de energia do TCE-MT passa por auditoria da ABNT


O Sistema de Gestão de Energia (SGE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) passou por auditoria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos dias 12 e 13. Em reunião virtual, representantes da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação e da Secretaria Executiva de Administração apresentaram uma série de documentos e arquivos que comprovam a adequação do órgão aos parâmetros do certificado ISO 50001.

De acordo com o titular de Planejamento, Integração e Coordenação, Augustinho Moro, a auditoria verifica se o Tribunal observou os apontamentos realizados na fiscalização anterior. "A entidade busca saber se os encaminhamentos foram dados e faz outras projeções sobre a certificação e novos investimentos. Atualmente, nosso sistema é autosuficiente, ou seja, temos que continuar fazendo com que a demanda ofertada e consumo estejam equilibradas."

Neste contexto, o órgão precisa considerar pontos como o consumo atual e futuro, além de identificar os principais equipamentos e processos que consomem mais energia, criando indicadores para a redução. Há ainda normas sobre como agir para que eventuais inconformidades não voltem a acontecer, o que inclui a qualificação de pessoal, controle operacional, manutenção e aquisição de aparelhos.

É o que explica o auditor líder da ABNT, Ricardo Palaio. "Um órgão deste tamanho apresenta consumo considerável e isso impacta bastante no meio ambiente, uma vez que a geração de energia consome recursos naturais. Passamos agora por um período de seca e estamos prestes a entrar em uma crise hídrica, por isso a importância dessas medidas."

A titular da Secretaria Executiva de Administração, Carla Oliveira, chamou a atenção para o fato de que o Tribunal é referência em gestão energética no país, uma vez que é uma das únicas instituições que mantém a certificação ISO 50001. Além disso, segundo ela, as equipes comprovaram a realização de um excelente trabalho, tendo alcançado grande parte das metas.

"Visamos agora a melhoria e implementação de novas ações frente às normas ABNT. Hoje, temos 100% das lâmpadas de led e uma pequena porcentagem de ares-condicionados que funcionam pelas normas antigas. Nossa intenção é inovar para aumentar a eficiência energética", afirmou.

Sendo assim, há que se destacar a proposta de implantação de uma usina fotovoltaica no TCE-MT, que já lançou chamada pública convocando a participação de empresas interessadas em elaborar o projeto. Isso porque, o Tribunal participará do Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Energisa, que destina recursos para órgãos públicos efetivarem ações deste tipo.

Para além disso, a gerente do SGE, Débora Finazzi, explica que outras medidas já estão sendo desenvolvidas. "Em paralelo, contratamos uma empresa para simular quanto custaria para o Tribunal fazer essa instalação da usina solar, com a cobertura de todos os prédios, ou apenas no estacionamento. O objetivo é saber se o investimento é viável e em quanto tempo daria retorno", concluiu.

ABNT NBR ISO 50001

ABNT NBR ISO 50001 é uma norma que especifica os requisitos necessários visando manter e melhorar um sistema de gerenciamento de energia em uma organização, cuja finalidade é permitir uma melhoria contínua da eficiência, segurança, uso e consumo da energia com uma abordagem sistemática. Essa norma visa permitir que as organizações melhorem continuamente a eficiência, os custos relacionados à energia e a emissão de gases de efeito estufa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114