Cuiabá | MT 18/04/2024
Geral
Domingo, 18 de julho de 2021, 14h35

FGV Direito Rio lança cartilhas com orientações para trabalhadores das plataformas digitais


FGV Direito Rio lança cartilhas com orientações para trabalhadores das plataformas digitais
A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) lança duas cartilhas direcionadas aos trabalhadores de plataformas digitais, como Uber eats e iFood. Os materiais são fruto do Field Project “Uberização e o trabalho em plataformas digitais de entrega”, desenvolvidos por alunos de graduação da FGV Direito Rio. O objetivo do estudo é compreender o perfil do trabalhador de plataformas digitais de entrega e as condições em que têm se dado seu trabalho.

O projeto realizou pesquisa sobre as condições de trabalho em plataformas digitais de entrega, por meio de um questionário no Google Forms. Como resultado, observou-se que 79,6% dos trabalhadores afirmaram não conhecer nenhuma organização que ofereça ajuda aos entregadores. Com base nessa demanda, os estudantes prepararam o material “Organizações que oferecem ajuda para os entregadores de aplicativos”.

Esse questionário também buscou entender as reinvindicações de melhorias desses trabalhadores, constando demandas da categoria como o aumento no valor recebido nas entregas; fim do bloqueio injustificado pelo aplicativo; e carência de um seguro contra acidentes. Essas e outras reinvindicações estão reunidas na “Cartilha direcionada às organizações de entregadores de aplicativo com propostas de auxílio para esses trabalhadores”.

De autoria e supervisão da professora convidada da FGV Direito Rio, Ana Beatriz Bueno de Jesus, o Field “Uberização e o trabalho em plataformas digitais de entrega” foi desenvolvido pelos alunos Bruna Macedo Alves Costa, Guilherme Soares Azevedo, Júlia Milczanowski Araujo, Juliana Silva Magno Baptista, Marcelle Dumas de Andrade e Vitória dos Santos Sperotto.

“A ideia da pesquisa era não só divulgar as condições precárias de trabalho a que esses trabalhadores estão submetidos, mas também buscar ajudá-los, com o levantamento das organizações existentes”, explicou Ana Beatriz Bueno de Jesus, supervisora da pesquisa.

Ambas as cartilhas estão disponíveis gratuitamente e podem ser acessadas nos links abaixo:

- Organizações que oferecem ajuda para os entregadores de aplicativos

- Cartilha direcionada às organizações de entregadores de aplicativo com propostas de auxílio para esses trabalhadores 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114