Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 11 de setembro de 2021, 01h04

Sistema de veículo automatizado conectará o Aeroporto de Guarulhos à CPTM


 

.

O Governo Federal assinou ontem (8) um termo aditivo na concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos que viabilizará a execução de obras para melhorar o acesso ao terminal aéreo. O documento prevê a construção de um sistema de veículo automatizado que interligará a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com os três terminais de passageiros do aeroporto. O monotrilho terá capacidade de transportar gratuitamente 2 mil pessoas por hora e fará o trajeto em apenas seis minutos.

Além da economia de tempo, o sistema também será menos poluente em relação aos ônibus que atualmente fazem essa interligação. O projeto foi inspirado em soluções semelhantes adotadas em aeroportos dos Estados Unidos, como os de Chicago, Atlanta e Nova Iorque.

As obras devem começar em janeiro de 2022 e a previsão é que sejam concluídas no prazo de 24 meses. Serão investidos R$ 271,1 milhões no projeto — valor que seria pago pela concessionária que administra o aeroporto para o Governo Federal, mas que agora será destinado à execução do monotrilho com a assinatura do termo aditivo.

“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de um aditivo contratual”, comenta Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura.

O sistema terá 2,7 km de extensão que serão atendidos por três veículos automatizados, com capacidade de 200 passageiros cada. Durante a viagem, o público terá à disposição sinal de internet via Wi-Fi, ar-condicionado e espaço dedicado para o transporte das bagagens.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114