Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Segunda, 02 de julho de 2001, 10h27

Reposição hormonal só deve ser feita após exames


Toda e qualquer reposição hormonal somente pode ser feita após exames que afastem a possibilidade da mulher estar com câncer de mama e útero.

A mamografia e ecografia do útero são absolutamente necessárias para prescrição da reposição hormonal, afirmou o ginecologista obstetra do Hospital Santa Lúcia de Brasília, Alberto Laconeta, em entrevista à Radiobrás.

Ele explicou que, caso a mulher faça reposição hormonal e tenha um princípio, que seja, de câncer, o tumor progredirá rapidamente, com riscos reais de irreversibilidade. Afastada a possibilidade de câncer, a reposição hormonal é recomendada quando os ovários não estão mais produzindo-os suficientemente.

A queda de produção hormonal ovariana antecede a menopausa, que como explicou Laconeta, é quando ocorre a última menstruação.

O período que precede e o que prossegue à menopausa é o climatério, quando a maioria das mulheres sofre com sintomas físicos e psicológicos, afirmou.

De acordo com ele, diante o fato de que a expectativa de vida vem aumentando nos últimos anos, e que os ovários normalmente param de produzir hormônios em torno dos 48 anos de vida da mulher, é cada vez mais freqüente a reposição hormonal.

Além dos sintomas físicos decorrentes da baixa produção hormonal, como insônia, ressecamento da pele, calor excessivo e maior risco de infartos a mulher com deficiência de hormônios sofre com depressão, desânimo e tristeza. A mulher que necessita de reposição hormonal e não a faz terá uma queda na qualidade de vida alertou.

E ainda aconselhou: A reposição hormonal, quando necessária e sem possibilidade de riscos é importante, mas não é tudo. Para uma vida saudável é preciso também disposição para o lazer, para a profissão, o lar, os esportes, o prazer de viver.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114