Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Domingo, 09 de junho de 2002, 22h29

Pulseira evita roubo de bebês em hospitais


Sexta-Feira, 7 de Junho, 05:33 PM

Pulseira high tech evita troca de bebês na maternidade
PUBLICIDADE





SÃO PAULO (Reuters) - Ter o bebê trocado ou roubado na maternidade é o pesadelo de toda mãe, mas um sistema high tech com uma pulseira de pezinho, que manda sinais para antenas espalhadas no hospital e avisa se alguma coisa estiver errada, promete evitar problemas como esse.

Após a colocação da pulseira, todas as informações do bebê são cadastradas em um sistema. Se alguém tenta indevidamente retirar o adereço, um alarme no sistema dispara. Isso impede o roubo do bebê, afirma Luiz Francisco Soares, diretor da Pieracciani, empresa responsável pelo sistema.

Além do alarme, o sistema possui ainda um acionamento eletrônico de travas nas saídas, caso o bebê passe perto das portas.

O sistema também é alimentado com os horários da amamentação e com a agenda do recém-nascido, ou seja, onde ele deve estar em cada horário do dia. Se o bebê não está onde deve, o alarme avisa. Isso ajuda as enfermeiras a manterem o fluxo de funcionamento do berçário, informa o diretor.

Todo o sistema funciona com a emissão de sinais da pulseira e com o posicionamento estratégico de antenas na região onde o bebê fica após o nascimento. Esse sinal, garante Soares, não prejudica a criança e não interfere nos demais aparelhos usados no hospital.

A novidade, que chega ao Brasil este ano, foi apresentada na feira Hospitalar, em São Paulo. O equipamento, chamado Sistema Hugs, foi criado no Canadá há cerca de 20 anos. Desde então, o sistema tem sido aprimorado e hoje conta com tecnologia de ponta, disse Soares.

O custo de um projeto, que depende do tamanho da área da maternidade e do número de pulseiras, pode custar 40 mil reais. Uma grande maternidade de São Paulo vai testar a tecnologia. O equipamento, que está sendo importado pela empresa BTP, deve desembarcar no país dentro de algumas semanas



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114