Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 20 de julho de 2002, 08h56

Fiocruz inaugura Centro de Pesquisa em Manaus


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Otávio Mercadante, e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, inauguraram dia 19 a sede definitiva do Centro de Pesquisas Leônidas & Maria Deane, em Manaus (AM).

A nova unidade da Fundação desenvolverá estudos sobre a transmissão de Aids entre índios, populações ribeirinhas e grupos populacionais específicos. Além disso, oferecerá cursos de formação em saúde pública, fará pesquisas nas áreas de epidemiologia molecular de vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças, nutrição e saúde reprodutiva, informações geográficas em saúde.

O Centro de Pesquisas tem área construída de 1.650 m² e três andares. Abrigará pesquisadores que atuam em Ciência, Tecnologia e Educação em Saúde, nas áreas da sociodiversidade e biodiversidade da Amazônia.

O investimento da Fiocruz, no valor de R$ 2 milhões, financiou a reforma e ampliação do prédio, a compra de equipamentos de laboratório, informática, mobiliário e a construção da estação de tratamento de esgoto.

Inovação - Totalmente desenvolvida por engenheiros da Fiocruz, a estação de tratamento de esgoto é inédita no país. Permitirá tratamento especial para os dejetos, inclusive de laboratórios, por meio de tecnologia apropriada e devolverá água com cerca de 90% de pureza à rede geral de esgoto da cidade.

No novo centro foram adotados vários procedimentos de biosegurança, principalmente na área destinada aos estudos e pesquisas da Biodiversidade em Saúde. Essa unidade seguirá o modelo de Laboratório Multiusuário, uma política já implementada na Fiocruz, de racionalização de espaços e equipamentos, ou seja, o uso comum destes recursos. Sua vantagem é a redução de custos na manutenção e aquisição de equipamentos, economia de energia, de infra-estrutura, além de permitir maior integração entre as equipes de pesquisadores, pois o compartilhamento de recursos muda comportamentos e estimula a cooperação.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114