Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 25 de julho de 2002, 21h58

Tamoxifen e Raloxifeno parecem prevenir câncer de mama


Em estudo publicado no the Annals of Internal Medicine em Julho de 2002 pesquisadores demonstraram que mulheres deveriam discutir o papel da prevenção para câncer de mama com seus médicos.

Estudos revisados pela Dra. Linda Kinsinger da University of North Carolina em Chapel Hill observaram que o tamoxifen e raloxifeno têm efeito de prevenção química para câncer de mama.

Revisão dos maiores estudos sugere que o tamoxifen reduziu o risco relativo em aproximadamente 50% e raloxifeno em 76% para mulheres com risco aumentado devido a história familiar, menarca precoce, gestação tardia ou nuliparidade ou biópsia de mama prévia, mesmo se negativa. Tamoxifen e raloxifeno foram eficazes somente contra tumores positivos para receptores de estrogênio.

O maior estudo com tamoxifen, envolvendo mais de 13000 mulheres americanas, com um risco de câncer de mama em 5 anos de pelo menos 1,66%, mostrou uma redução no risco de 49%. Entretanto, 2 estudos menores e de curto prazo com esta droga conduzidos na Europa não mostrou significância estatística.

O estudo com raloxifeno em mulheres pós-menopausa com osteoporose encontrou redução de 76% no risco relativo para câncer de mama invasivo.

Infelizmente, estas 2 drogas têm efeitos colaterais que são potencialmente graves. Isto cria um dilema quanto ao seu uso.

O USPSTF revisou o custo-benefício do tratamento com estas drogas para prevenir câncer de mama. Contra-indicações para terapia preventiva foram história de trombose, hipertensão ou diabetes. Ambas as drogas aumentaram o risco de doença tromboembólica venosa e fogachos, e tamoxifen aumentou um pouco o risco de câncer endometrial e AVC.

Os autores concluem que a indicação para o uso destas drogas para terapia preventiva do câncer de mama deve ser sempre discutida com seus médicos em conjunto, já que não é tão simples devido a presença de contra-indicações importantes.

Em 2006, resultados do trial the National Cancer Institute’s Study of Tamoxifen and Raloxifene (STAR), que compara tamoxifen com raloxifeno, estarão disponíveis, e esta decisão será mais fácil.

Ann Intern Med 2002;137:000-000.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114