Cuiabá | MT 18/04/2024
Geral
Sexta, 30 de agosto de 2002, 13h17

Médico britânico de 62 anos condenado por tráfico de órgãos


Um médico britânico foi considerado hoje culpado de participar do comércio ilegal de órgãos humanos por uma comissão disciplinar do Conselho Geral de Medicina da Grã-Bretanha. Bhagat Singh Makkar, de 62 anos, foi preso em flagrante quando tentava negociar um rim com um jornalista que se passava por paciente.

A comissão disciplinar analisará agora se Makkar, médico de Lewisham, ao sul de Londres, terá seu registro cassado. O profissional, que negou todas as acusações, disse que preferiria se suicidar a ter que se envolver em tráfico de órgãos.

O presidente da comissão médica, Peter Richards, declarou que Makkar atuou de maneira irresponsável e nada profissional ao oferecer um rim em troca de dinheiro. O médico afirmou que nunca fez nenhum mal em 30 anos de carreira profissional e negou que tenha violado a Lei de Transplante de Órgãos Humanos de 1989, que proíbe o tráfico de órgãos.

No entanto, confirmou que formou a companhia International Health Services Ltd, dedicada, entre outras coisas, a levar pacientes para o exterior para se submeter a diversos tratamentos médicos, mas insistiu que nunca comercializou órgãos. A companhia, da qual ele era diretor, nunca esteve envolvida no transplante de rins e se concentrava em cirurgia geral e nos tratamentos de estética, conforme explicou Makkar.

O médico lamentou ter dado respostas estúpidas ao jornalista e afirmou que quando respondeu estava cansado, confuso e aborrecido após um dia muito longo de trabalho. Os advogados do profissional o consideraram vítima de um mal-entendido da imprensa, apontando o repórter como responsável por gravar a conversa na qual o rim era oferecido.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114