Cuiabá | MT 25/04/2024
Geral
Quinta, 03 de outubro de 2002, 09h32

Psiquiatria: curso capacita equipe para atender interior


Visando dar atendimento nos 17 Centros de Atenção Psico-social - Caps - no interior do estado, a Secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso estará realizando, a partir de amanhã, o primeiro módulo do curso de capacitação de equipes para atendimento a pacientes dependentes de drogas, alcoolismo e doenças mentais. O evento acontece, em período integral, na Escola de Saúde Pública Dr. Agrícola Paes de Barros, em Cuiabá.

A implantação desses Caps no interior do Estado faz parte da política estadual de atenção aos dependente químicos e portadores de transtornos mentais. Já existem em Mato Grosso em pleno funcionamento cinco Caps.

Estão sendo capacitados mais de 100 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, assistente sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos em enfermagem. O curso aborda assuntos como a reforma psiquiátrica, a política
de saúde mental nacional e estadual, sinais e sintomas de transtornos mentais, dependência química, emergência e crise em saúde mental, entre outros temas.

Em Cuiabá existem dois CAPS, sendo um do município e outro do Estado. O Centro Estadual atende 30 pacientes por dia, com várias atividades psico-terápicas, tanto para os pacientes quanto para seus familiares. O CAPS estadual atende tanto pacientes com transtornos mentais quanto aqueles dependentes de álcool ou drogas.

Existem também outros três CAPS , dois em Rondonópolis e um em Juara. Hoje, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes estão habilitados a implantar o CAPS, com recursos do governo do Estado.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114