Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 05 de outubro de 2002, 09h40

UFS terá centro nacional de referência em pediatria


Foi lançado oficialmente na semana passada o projeto do Instituto de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. O novo centro de investigação diagnóstica e tratamento em pediatria é fruto de uma parceria entre a Unifesp e a Fundação Orsa, que atua como fomentadora de diversos programas voltados para a formação integral da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social, nas áreas de educação, saúde e promoção social. Na ocasião, as duas instituições assinaram um convênio que prevê a captação de recursos para a obra.

A idéia é que o terreno de 2.700 m2 venha a abrigar um centro médico de referência nacional capaz de realizar procedimentos de alta complexidade. Não será mais um hospital pediátrico. Será um centro de altíssima capacitação tecnológica, que reunirá os profissionais de maior renome da pediatria brasileira, garante Ulysses Fagundes Neto, vice-reitor da Unifesp e presidente do CEPEP – Centro de Estudos de Pediatria da Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp).

O projeto prevê a construção de um edifício de 13 andares, num total de 21 mil metros quadrados de área construída, que abrigarão 80 leitos para internação, 60 salas para atendimento ambulatorial em todas as especialidades pediátricas, centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), unidades de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem. O investimento necessário está estimado em R$ 45 milhões.

A estrutura privilegiará os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) – 60% do atendimento será dedicado a esses pacientes e 40% para particulares e conveniados. A construção do Instituto de Pediatria também significará otimização do atendimento, já que permitirá a centralização das consultas e procedimentos em um único local.

A humanização do atendimento é um conceito já incorporado no ambiente e nas ações da Pediatria da Unifesp e que será ampliada e valorizada nas novas instalações. A idéia é que as crianças não se sintam indo para um hospital, mas sim para um local aprazível, explica Ulysses.

O convênio entre a Unifesp e a Fundação Orsa para construir o Instituto de Pediatria deve repetir o sucesso anterior dessa parceria, que resultou na criação do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP). Acreditamos na ação empresarial como agente transformador da sociedade, o que significa olhar além da geração de riqueza ao acionista, integrando também a geração de riqueza social e o desenvolvimento de modelos que possam ser utilizados pelos agentes regulamentadores e pelo governo, diz Sergio Amoroso, presidente do Grupo Orsa e instituidor da Fundação Orsa.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114