Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Terça, 08 de outubro de 2002, 11h36

Hipertensão e diabetes: médicos discutem medicação


Cerca de 120 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS/Fusc) estarão reunidos hoje (8) e amanhã, na Escola de Saúde Pública de Cuiabá, para discutir o tratamento medicamentoso da Hipertensão e do Diabetes na saúde pública da Capital. Participarão dos encontros clínicos gerais e enfermeiros das unidades básicas de saúde (centros de saúde e unidades do Programa de Saúde da Família).

A proposta das reuniões é fazer uma sensibilização para médicos e enfermeiros que atuam na saúde pública de Cuiabá para o uso dos medicamentos padronizados, que são fornecidos pelo Ministério da Saúde, evitando assim, que sejam prescritos remédios que só são encontrados em farmácias particulares.

“Queremos mostrar a todos os profissionais da saúde de Cuiabá que existem medicamentos bons oferecidos pelo SUS para os tratamentos de hipertensos e diabéticos. Oferecemos aos usuários do SUS em Cuiabá medicamentos tão bons quanto os encontrados em farmácias particulares. Só precisamos conscientizar os profissionais da saúde que não se acostumaram a receita-los. Esse é o nosso propósito com o encontro”, explica a diretora de Atenção à Saúde da SMS/Fusc, Virgilina Goudinho.

Os participantes serão divididos em duas turmas, para evitar choque de horários com o atendimento nas unidades. A primeira turma se reunirá a partir das 14 horas, amanhã. A segunda se reunirá no período da manhã de quarta-feira, a partir das 8 horas.

Em Cuiabá, 106.269 pessoas sofrem de hipertensão e 38.646, de diabetes. As unidades básicas oferecem acompanhamentos através de tratamento medicamentoso e de reuniões de grupos específicos, com palestras e discussões sobre as doenças. Para participar dos grupos de acompanhamento, basta a pessoa procurar o centro de saúde ou unidade de PSF mais próxima de sua residência.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114