Cuiabá | MT 20/04/2024
Geral
Sábado, 12 de outubro de 2002, 17h17

Campanha anti-rábica em postos fixos


Teve início hoje a campanha de vacinação anti-rábica em postos fixos de Cuiabá. A primeira região da Capital atuar dessa forma está sendo o distrito sul, com instalação nos bairros Tijucal, Jardim Universitário, Recanto dos Pássaros, Jardim Imperial, Parque Cuiabá, Cohab São Gonçalo, Residencial Coxipó, Parque Ohara, Jardim das Palmeiras, Chácara dos Pinheiros, Coophema, Coxipó, Jardim Tropical, Jardim Petrópolis, Shangri-lá, Jardim Califórnia, Boa Esperança e Santa Cruz.

Vinte e cinco postos serão montados em escolas públicas, salões paroquiais, praças, centros comunitárias e no 9º BEC, com funcionamento das 8h às 17h. Todos os locais estarão identificados com faixas e haverá um carro de som percorrendo os bairros.

Apesar de ter saído do estado de alerta quanto à epidemia de raiva animal, Cuiabá ainda demanda cuidados especiais para a imunização de cães e gatos, com ações diferenciadas da campanha nacional de vacinação anti-rábica, estipulada pelo Ministério da Saúde.

Se tem epidemia, não dá para colocar cachorros e gatos juntos no mesmo dia para serem vacinados, porque potencializa a contaminação. Portanto,
começamos no dia 7 a ação de bloqueio com a vacinação casa a casa nos bairros de maior incidência de raiva, justifica o coordenador do CCZ de Cuiabá, Gerson Blatt.

Ainda no extremo sul de Cuiabá, mais precisamente no bairro Pedra 90, os vacinadores também começaram a visitar as residências, tendo em vista que dos 30 casos de raiva notificados em 2002, 16 ocorreram lá, mesmo tendo o bairro sido submetido à primeira etapa da campanha de vacinação, com estratégia casa a casa, ocorrida entre abril e maio desse ano.

Todos os cães e gatos acima de 30 dias de vida precisam ser vacinados, mesmo que já tenham sido imunizados nesse ano. Até aqueles que receberam a vacina há um mês precisam ser novamente vacinados. Mas é preciso lembrar que a melhor maneira de evitar a contaminação com o vírus rábico é mantendo o animal preso, sem o contato com animais da rua, reforça Blatt.

A equipe do CCZ envolvida na vacinação, cerca de 350 pessoas, pretende vacinar pelo menos 80% da população felina (14.787 animais) e canina (73.934) de Cuiabá, durante a segunda etapa. Entre abril e maio 54 mil animais foram vacinados, 70% da meta.

Durante a semana, animais ainda podem ser vacinados em postos permanentes, um deles no Hospital Veterinário da Unic.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114