Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Quinta, 07 de novembro de 2002, 21h06

Combate à dengue envolve até supermercados


A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) mobilizou os funcionários de suas lojas em todo o país para que divulguem informações sobre a campanha nacional de combate à dengue. O setor de supermercados é responsável pela distribuição de 85% dos gêneros básicos à população. Isso significa dizer que uma quantidade grande de pessoas circula pelos supermercados e que a informação repassada dentro das lojas poderá atingir um grande número de pessoas, afirma Paulo Camillo Penna, diretor da ABRAS.

Os supermercados que comercializam produtos com suas próprias marcas irão inserir nos rótulos informações sobre a dengue. Nas sacolas de compra serão impressos informações sobre como evitar a dengue. Além disto, os funcionários de redes de supermercados usarão botons e adesivos com a logomarca do Dia D.

O Comitê Nacional foi instalado em 1º de outubro com a função principal de discutir e articular ações que envolvam todos os segmentos sociais no combate à dengue. A coordenação é exercida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Este comitê é o responsável pela mobilização do Dia D nacional contra a dengue, em 23 de novembro, e também por outras iniciativas que possam ser realizadas durante os meses do verão para evitar a ocorrência de dengue.

No Dia D deverão ser identificados, eliminados ou tratados objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tais como garrafas e pratos dos vasos de plantas, pois cerca de 90% dos focos estão nos domicílios.

Para garantir o sucesso das ações de mobilização social, a Funasa convidou cerca de 30 importantes instituições privadas e públicas para integrar o Comitê Nacional. Fazem parte do Comitê, além da ABRAS, o Ministério da Saúde e outros órgãos governamentais, representações de classe e de setores produtivos e representantes de organizações não governamentais.

A criação do Comitê Nacional está prevista no Programa Nacional de Controle da Dengue, PNCD, lançado em 24 de julho. O programa conta com recursos de cerca de R$ 1 bilhão. As metas são reduzir a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti em todos os municípios brasileiros; reduzir em 50% o número de casos em 2003, em relação a 2002, e em mais 25% nos anos seguintes; e a menos de 1% os óbitos por dengue hemorrágica.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114