Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 04 de janeiro de 2003, 01h57

Combustíveis não serão congelados, garante ministra


A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, garantiu hoje que o governo não tem a intenção de congelar os preços dos derivados de petróleo e tão pouco punir a Petrobras com uma política de subsídios, porque tem a exata noção e consciência de que os preços dos derivados são uma commodities formados no mercado externo. A afirmação da ministra de Minas e Energia foi feita na sede da Petrobras, onde está sendo empossado neste momento o senador José Eduardo Dutra como novo presidente da estatal. A solenidade conta também com as presenças dos ministros da Fazenda, Antonio Palocci, e do Gabinete Civil da Presidência, José Dirceu.

Dilma Rousseff fez questão de deixar bem claro que o novo governo assumiu há apenas dois dias e não tem uma proposta pronta e acabada para a questão da política de preços. Eu vou repetir agora com toda clareza mais uma vez: não há por parte do governo uma proposta pronta e acabada para a política de preços dos derivados, mas a Petrobras não pode ser penalizada por uma política de subsídios de preços para a gasolina. Nós não vamos e não temos a intenção de fazer política de preços em cima da Petrobras e não temos a intenção de impôr subsídios sem fontes de compensação para a empresa. Nós iremos construí-la (a política de preços) com responsabilidade, um passo atrás do outro e sem atropelos. Petróleo, nós sabemos muito bem, é uma commodities e o preço dos combustíveis são formados com base em variantes de preços no mercado externo. O que temos que ver é uma fórmula de diminuir os impactos da volatilidade externa, inclusive dos preços que influenciem nos combustíveis sobre a economia interna do país.

Já o novo presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, garantiu que a intenção do governo é respeitar o planejamento estratégico traçado pela estatal para os próximos anos, preservando os investimentos previstos em cerca de R$ 31 bilhões até 2005. Em entrevista coletiva, tanto a ministra quanto o novo presidente da Petrobras, admitiram que a diretoria da empresa será trocada, embora ainda não haja prazo definido para que isto ocorra. Até que a decisão seja tomada, todos os atuais diretores serão mantidos nos cargos.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114