Cuiabá | MT 18/04/2024
Geral
Segunda, 06 de janeiro de 2003, 23h29

Energia: previsão de aumento de 30% em 2003


A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, confirmou hoje que vai haver reajuste na tarifa de energia elétrica de até 30% este ano. Toda herança de 2002 aponta para reajuste de tarifa entre 25% e 30%, porque a tarifa absorve hoje, com uma certa intensidade, as variações cambiais. E esta última bolha, que começou no segundo semestre do ano passado, vai ter efeito nos reajustes tarifários deste ano, disse a ministra.

Dilma disse ainda que ela recebeu a herança do seguro apagão, do seguro das chamadas usinas emergenciais e dos próprios leilões de energia, feitos também no passado, que terão repercussão este ano. Tem na verdade, no que se refere à política de tarifas no Brasil, toda uma pressão altista. Toda a concepção do modelo e da forma pela qual ele opera implicam pressão tarifária, disse.

Segundo a ministra, o governo vai romper este processo por meio da alteração da forma pela qual, primeiro, são feitos os processos de licitação. Nós vamos buscar tarifas médias que sejam mais baixas fazendo o que? Não a licitação onerosa. Ou seja, quem pagar maior ágio para o Tesouro leva a concessão. Eu acho que do ponto de vista do consumidor é justo, do ponto de vista também do próprio desenvolvimento do País, que se substitua esta concepção de quem paga mais por quem oferecer a menor tarifa, selecionado-se assim os projetos mais eficientes”.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114