Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 03 de fevereiro de 2003, 22h20

Sudam - empresários pedem análises de projetos parados


Empresários de Mato Grosso devem encaminhar ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, documento solicitando que os 541 projetos paralisados na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) sejam analisados e divididos em três grupos.

No primeiro grupo, ficariam os projetos comprovadamente idôneos e sem amarras processuais. No segundo, seriam colocados os projetos com pendências burocráticas, porém sem ilicitudes. E, por fim, no terceiro grupo seriam classificados os projetos comprovadamente
ou suspeitos de conterem ilícitos.

“Esta divisão já ocorreu na Sudene e defendemos o mesmo para a Sudam. É preciso separar o joio do trigo”, ressalta o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Oscar Soares Martins.

No dia 11, haverá uma reunião em Brasília entre empresários, representados pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e o ministro Ciro Gomes, para abordar o tema “Políticas de Desenvolvimento Regional”. Amanhã (terça-feira), às 9h, os empresários mato-grossenses se reúnem na Fiemt justamente para elaborar documento a ser apresentado ao ministro, em Brasília, sobre a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), que deverá substituir a Sudam.

O documento também poderá ser assimilado pelo governo do
Estado. “O governador Blairo Maggi deverá contribuir com as reivindicações de Mato Grosso, até porque sabe o quanto os empreendimentos da Sudam geraram emprego e renda no Estado”, ressalta Oscar.

O vice-presidente da Fiemt, que representa o Estado no Conselho de
Integração Nacional da CNI, revela que mais de 50% dos projetos paralisados na Sudam em virtude de seu desaparelhamento são de Mato Grosso. Ele cita que os empresários querem alterações na constituição da nova Sudam, inclusive com procedimentos fiscalizatórios mais rigorosos.

Ele também ressalta que o nome ADA ainda não é definitivo. “O Nordeste, por exemplo, não quer a alteração do nome Sudene”, lembra. “O que importa é que as regiões Centro-Oeste e Norte não podem abrir mão de uma fonte de financiamento que gere desenvolvimento regional. É função do governo federal zelar pela isonomia entre as regiões”, finaliza


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114