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Domingo, 09 de fevereiro de 2003, 04h03

Asfalto entre Mutum e Santa Rita do Trivelato começam em junho


O Governo do Estado assinou nesta sexta-feira (7) o protocolo de mais um consórcio para o asfaltamento de uma rodovia estadual: a partir de junho deste ano, começarão a ser asfaltados os 104 quilômetros da MT-235, entre as cidades de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato —, e já batizada de “Rodovia da Produção”.

O acordo foi possível graças à mobilização de quase 200 produtores rurais da região — sejam grandes, sejam pequenos —, que dependem da rodovia para escoar em torno de 20 milhões de sacas de soja anualmente, além das safrinhas de milho e algodão.

Pelo protocolo, também assinado pelos prefeitos dos dois municípios, os produtores vão doar parte da produção de soja para fazer a terraplanagem e preparar a estrada para receber o asfalto; as prefeituras, por sua vez, entrarão com parte dos maquinários, dos operadores e 50% do óleo diesel a ser empregado na obra.

O restante do combustível será custeado pelo Governo Estadual, que também vai levar a cobertura asfáltica para a rodovia e seus ramais, bem como vai arcar com as despesas do projeto, dos licenciamentos e da sinalização. Os recursos do Estado virão do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

De acordo com o secretário de Estado de Transportes, Luís Antônio Pagot, são os produtores que vão definir o traçado da rodovia, o comprimento que ela vai ter (caso decidam abrir ramais) e o tempo de duração da obra.

“É perfeitamente possível que a rodovia, assim como mais 50 quilômetros de ramais, fiquem prontos em menos de 36 meses, isso vai depender de vocês”, disse Pagot aos produtores, que foram acompanhar a assinatura do protocolo no Clube Magester, em Santa Rita do Trivelato (a 350 quilômetros de Cuiabá).

A princípio, as obras vão começar por Nova Mutum (a 250 quilômetros de Cuiabá). A idéia do Governo é ir levando o asfalto a cada dez quilômetros de estrada que os produtores forem preparando.

Como o Estado já assinou o protocolo para o asfaltamento de 84 quilômetros da rodovia entre Lucas do Rio Verde e Tapurah, cujas obras vão começar em maio, a idéia é que as máquinas do Governo passem um mês asfaltando aquele trecho, outro mês asfaltando o da MT-235, e assim por diante. Desse modo, o Estado otimiza o uso de suas máquinas e as duas rodovias ficarão prontas quase que simultaneamente.

À assinatura do protocolo estiveram presentes ainda o deputado estadual Dilceu Dal Bosco (PSDB) e o coordenador do Programa Estadual de Consórcios Rodoviários e suplente de deputado federal, Helmute Lawisch (PFL). Segundo este último, se os produtores da região fossem esperar pelo repasse ordinário do Fethab (para o caso, R$ 4 milhões), a rodovia MT-235 só estaria asfaltada ao final de 11 anos.

“Para os produtores, o consórcio é um verdadeiro negócio, um investimento”, afirmou Lawisch. Segundo ele, por um lado as terras na região serão valorizadas em pelo menos 30% após o asfalto, e por outro serão diminuídos os gastos com frete (menos R$ 0,60 por saca de soja) e com manutenção de veículos. “O consórcio é a maneira mais inteligente de fazer retornar o dinheiro do Fethab”.

Para o deputado Dilceu Dal Bosco, o maior benefício que o asfalto vai trazer será a melhoria da qualidade de vida da população de Nova Mutum (18 mil habitantes) e de Santa Rita do Trivelato (3 mil). “Com o asfalto, todos os serviços, como saúde e educação, poderão melhorar”, afirmou.


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