» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Segunda, 31 de março de 2003, 09h52

Treinamento vai orientar oficinas sobre gás natural veicular


Proporcionando aos consumidores cerca de 60% de economia no consumo de combustível, o gás natural tem sido uma alternativa encontrada pelos motoristas brasileiros para driblar a alta constante dos preços dos combustíveis, ocasionada pelo aumento do preço do petróleo no mercado internacional. A implantação do kit de conversão de veículos à álcool ou à gasolina para gás natural é o primeiro passo para a utilização do combustível. Apenas oficinas mecânicas certificadas pelo INMETRO são autorizadas para realizar a conversão de carros para utilizar o gás natural.

Pensando nisto, o Centro de Educação e Tecnologia do SENAI-Fiemtec inicia na hoje (31) o curso Legislação e Requisitos para Homologação de Oficinas Convertedoras. Durante o treinamento teórico, serão abordados temas de introdução ao gás natural, apresentação do kit de conversão de veículos para gás natural e da portaria do INMETRO que contém as normas necessárias para as oficinas se adequarem às exigências de segurança do Instituto.

O treinamento servirá para capacitar as oficinas mecânicas de Cuiabá e Várzea Grande que se interessam em oferecer aos seus clientes o serviço de conversão de automóveis para gás natural, apresentando as ferramentas necessárias para as indústrias se adequarem às normas de segurança na instalação do kit exigidas pelo INMETRO, afirma a gerente do SENAI-Fiemtec, Silvania Maria de Holanda Klein.

O curso é voltado para empresários de oficinas mecânicas, profissionais da área de engenharia mecânica e demais interessados em atuar no mercado de gás natural. Outras informações pelo telefone: (65) 612-1700.

Riscos- Em volta da utilização do gás natural como combustível para veículos automotores, existe o mito do alto índice de explosão principalmente em colisões. Segundo o engenheiro mecânico do Núcleo de Tecnologia do Gás Natural do SENAI-MS, Paulo César de Oliveira, o risco de explosão é mínimo, comparado ao risco existente em carros movidos à álcool ou gasolina. O risco de explosão em carros que utilizam o gás natural só existe quando a instalação do kit de conversão para gás natural é feita de maneira incorreta, ou se o proprietário do veículo utilizar cilindros de gás inadequados, explica.

Paulo César afirma que dentro do kit de conversão existem dispositivos que atuam como preventivos de explosões. Este é mais um dos motivos para as oficinas mecânicas se preocuparem em buscar treinamento profissional com o objetivo de oferecer aos seus clientes uma instalação correta dos kits de conversão do gás natural.

Menor carbonização do motor e redução na emissão de gases poluentes são as principais vantagens da utilização do combustível em veículos. Podemos dizer que o gás natural é o combustível mais ecologicamente correto que os outros que são comercializados no mercado, conclui o engenheiro mecânico
Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114