Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 31 de maio de 2003, 15h52

Maggi incentiva agricultura no Vale do Xingu


O governador Blairo Maggi disse na manhã desta sexta-feira (30.05), em Confresa (1.160 km ao Norte de Cuiabá), que o desenvolvimento da região passa por investimentos maciços na agricultura. A saída está na produção de grãos, afirmou Maggi. Acompanhado de secretários e parlamentares, o governador chegou em Confresa no início da manhã, vindo de Vila Rica, onde pernoitou. É o quarto dia da Expedição Estradeiro, que começou em Itaúba (600 km ao Norte da Capital).

Em todo o percurso que vem fazendo pelo Vale do Xingu, o governador Blairo Maggi tem incentivado produtores, pecuaristas e empresários a investir na produção agrícola. Há mais de 30 anos, a economia da região tem se valido da pecuária tanto em grandes como também em pequenas propriedades - nestas, mais como forma de subsistência. Para o governador, a tendência é que essa atividade não gere lucros suficientes, bem como empregos. Por isso, para ele, é chegada a hora de se investir na produção agrícola, que é grande geradora de postos de trabalho.

Na região já existem pessoas que estão plantando soja em áreas próximas à fronteira com o Pará. Um exemplo é o produtor Alberto Schlatter, de 71 anos. Amigo do governador Blairo Maggi, Schlatter anunciou em Vila Rica que está abrindo 2 mil hectares para plantar soja numa propriedade que possui na região de 36 mil hectares. Em Chapadão do Sul (MS), o produtor já cultiva 20 mil hectares de soja, milho e algodão.

Irregularidades ambientais - Nos trechos pelos quais passou no Vale do Xingu, o governador Blairo Maggi observou, ao lado do secretário Especial do Meio Ambiente, Moacir Pires, inúmeras irregularidades no que diz respeito ao meio ambiente. Entre as mais séries podem ser apontadas: transporte irregular de madeira; desobediência ao Código Florestal, referente à preservação de 80% da propriedade como área florestal; e o desmatamento da área ciliar, que causa o assoreamento dos rios e a morte de vários córregos.

Em todas as reuniões, o governador Blairo Maggi vem exigindo dos produtores a exigência de se obedecer às leis ambientais. Segundo o secretário Moacir Pires, a Fundação Especial de Meio Ambiente (Fema), da qual é presidente, irá enviar uma equipe à região após o encerramento da Expedição Estradeiro. Os engenheiros da Fema irão orientar produtores e notificar aqueles que estão cometendo irregularidades, afirmou Pires.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114