Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Sábado, 31 de maio de 2003, 16h09

Fazenda apreende carga de castanheira no Flávio Gomes


Agentes de Tributos Estaduais (ATEs) do Posto Fiscal Flávio Gomes (saída para Rondonópolis), durante ação fiscal nesta quinta-feira (29.05), apreenderam uma carga de madeira Castanheira, proibida de corte, comercialização e transporte, a qual estava sendo transportada como se fosse madeira serrada de Tauari, Angelin Saia, Amescla e Maracatiara.


O produto foi carregado na empresa Magnata Indústria e Comércio de Madeiras Ltda, no Município de Paranaíta (MT), com destino à empresa F. M. A. Groff Madeiras Ltda, situada em Porto Alegre (RS), conforme nota fiscal apresentada pelo motorista do caminhão, que também ficou retido no posto fiscal.


Segundo os agentes do posto fiscal, a irregularidade foi percebida no momento em que eles fiscalizaram o produto no caminhão, verificando que a madeira não condizia com a que estava descrita na nota fiscal. Dessa forma, a madeira foi encaminhada para vistoria e análise do Laboratório Técnico da Madeira, do Instituto de Defesa Agropecuário de Mato Grosso (Indea).


Após vistoria dos funcionários do Indea, foi detectada e coletada na carga a espécie de madeira Castanheira (Bertholletia excelsa), proibida por lei de comercialização e transporte. A análise comprovou as irregularidades verificadas pelos agentes de tributos da Secretaria de Fazenda que trabalham no posto fiscal, confirmando crime ambiental.
Essa não é a primeira apreensão de Castanheira feita no Posto Fiscal Flávio Gomes, com destino a outros Estados. Em março, os agentes também apreenderam uma carga com destino a São Paulo.


O caminhão e o motorista ficaram retidos durante toda quinta-feira no pátio do posto, até que a análise do produto fosse comprovada. Nesta sexta-feira (30.05), a madeira foi encaminhada para a Delegacia do Meio Ambiente para que sejam tomadas as providências necessárias. Os envolvidos, inclusive o motorista, podem ser indiciados por contribuírem com a prática de crime ambiental.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114