Cuiabá | MT 24/04/2024
Geral
Terça, 30 de setembro de 2003, 22h45

MT terá recicladora de embalagens de agrotóxicos


Desde o último dia 19-09 Mato Grosso conta com um escritório da primeira recicladora de embalagens vazias de agrotóxicos, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o INPEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos - e um grupo de empresários do Estado, que estão investindo R$ 1,5 milhão no Projeto. O lançamento contará com a presença do Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, além de empresários, personalidades políticas.

A fábrica, batizada como Plastibrás, terá capacidade instalada para processar 220 toneladas mensais. Segundo o empresário Jorge Defanti, um dos sócios no projeto, a intenção é duplicar essa quantidade após um ano de implantação. Toda produção de Conduítes da Plastibrás atenderá ao mercado local, com o objetivo de, em um ano, diversificar a produção, com pisos industriais, caixas de interrupção e forros, etc., explica.

Além da racionalização no processo de logística, a criação da empresa também atende ao plano estratégico do INPEV de fechar o ciclo dentro do Estado: o produtor entrega as embalagens vazias nas unidades disponibilizadas pelo sistema de comercialização e a reciclagem passará a ser feita em Mato Grosso. Além disso, a receita da comercialização do produto reciclado será investida dentro do Estado, tanto em melhorias nas unidades de recebimento, como em programas educativos para os produtores, afirma o presidente do Instituto, engenheiro agrônomo João César Rando.

O trabalho de recolhimento de embalagens atende às determinações da lei 9974/2000 e é um esforço conjunto dos agricultores, sistema de comercialização, Órgãos Públicos e fabricantes dos produtos, estes, representados pelo inpEV.

Mato Grosso é hoje responsável por 32% de todo recolhimento realizado no país, sendo o primeiro estado brasileiro a ultrapassar a marca de mil toneladas de embalagens retiradas do Meio Ambiente. Em todo o Brasil, o Instituto atingiu a marca de seis mil toneladas de recipientes vazios recolhidos, no acumulado dos últimos 12 meses.

O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos criada para gerir o ciclo completo da destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos. O Instituto mantém, também, convênio com as recicladoras Dinoplast do Estado de SP (fabricante de Conduítes Corrugados), Cimplast do Estado de SP, (recicladora de Coex para produção do Economizador de Concreto); Belgo Mineira do Estado de SP, MG e ES (desenvolvedora de vergalhões de aço); Pinhopast do Estado do PR e Fibracol do Estado de SP (fabricantes de barricas de fibra para incineração e acondicionamento de produtos químicos), Qualiplast do Estado de GO (recicladora de Coex para produção de Mourão de Cerca) e a MBP– Metalúrgica Barra do Piraí do Estado do RJ (fabricante de barricas plásticas para incineração e bombonas para produtos químicos).


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114