» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Quarta, 12 de novembro de 2003, 22h01

Estado monta oficina para economizar em consertor


Em função da disparidade dos valores que estavam sendo pagos pelo Estado para a manutenção e revisão dos veículos oficiais, a Secretaria de Administração (Sad) resolveu terceirizar esse serviço para diminuir os custos da gestão pública.

Há alguns meses, a SAD vem realizando estudos e acompanhando experiências de outros Estados que obtiveram êxito com a mudança, como é o caso do estado do Paraná, o pioneiro no Brasil a utilizar a denominada oficina única.

Anteriormente, os órgãos e entidades estaduais realizavam uma pesquisa de preço entre 3 empresas para finalmente, optar pelo menor orçamento. Além de atraso na prestação de serviços, essa prática apresentava irregularidades na contratação. Com a utilização da oficina única, os reparos mecânicos, elétricos e eletrônicos, serviços de funilaria, pintura, vidraçaria e serviços de guincho serão realizados por uma única empresa.

No início do mês de outubro, a SAD realizou uma licitação para a escolha dessa empresa, saindo como vencedora a empresa A.R.P. Campos Cássio Car. Além das empresas locais, os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul participaram dessa licitação, totalizando 5 empresas.

Com o novo serviço, cada órgão terá uma tabela onde constará o valor de cada serviço a ser realizado e o prazo máximo de tempo previsto para a sua execução. Não vamos ter surpresas. O Estado saberá quanto vai pagar pela manutenção e, principalmente, quanto tempo o veículo ficará parado, propiciando um melhor gerenciamento e aproveitamento da frota, disse o secretário adjunto de administração, Geraldo de Vitto Júnior.

Somente na SAD em um período de 6 meses, foram gastos R$ 22 mil com a manutenção de 7 veículos. Segundo uma pesquisa realizada pela Gerência de Licitações, com a oficina única, o Estado terá uma economia aproximada de 45% em mão-de-obra e 30% em peças originais.

A oficina irá funcionar no antigo prédio do Departamento de Viação e Obras Públicas (DVOP), e atenderá somente os veículos do Poder Executivo.

A Secretaria de Administração criou uma equipe de fiscalização, que fará o acompanhamento, além de examinar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados.

GERENCIAMENTO - Esse novo procedimento do Governo Blairo Maggi complementa a nova visão de gerenciamento de frota que está sendo criada no Estado. O processo teve início com a assinatura do Decreto n. 09/2003, que disciplina a utilização, aquisição, cadastramento, identificação e licenciamento dos veículos de propriedade ou posse dos órgãos e entidades estaduais.

A SAD efetuou o recolhimento dos veículos oficiais, exceto dos carros de representação (uso exclusivo de autoridades), e os que atendem a Segurança Pública, Saúde Pública e os órgãos de fiscalização.

Ainda com o objetivo de gerenciar a frota do Estado, também foi instituída a Central de Veículos, seguida pela utilização de táxis para transporte de servidores e agora, a criação da oficina única para manutenção dos carros oficiais.
Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114