Cuiabá | MT 19/04/2024
Geral
Quarta, 12 de novembro de 2003, 22h01

Estado monta oficina para economizar em consertor


Em função da disparidade dos valores que estavam sendo pagos pelo Estado para a manutenção e revisão dos veículos oficiais, a Secretaria de Administração (Sad) resolveu terceirizar esse serviço para diminuir os custos da gestão pública.

Há alguns meses, a SAD vem realizando estudos e acompanhando experiências de outros Estados que obtiveram êxito com a mudança, como é o caso do estado do Paraná, o pioneiro no Brasil a utilizar a denominada oficina única.

Anteriormente, os órgãos e entidades estaduais realizavam uma pesquisa de preço entre 3 empresas para finalmente, optar pelo menor orçamento. Além de atraso na prestação de serviços, essa prática apresentava irregularidades na contratação. Com a utilização da oficina única, os reparos mecânicos, elétricos e eletrônicos, serviços de funilaria, pintura, vidraçaria e serviços de guincho serão realizados por uma única empresa.

No início do mês de outubro, a SAD realizou uma licitação para a escolha dessa empresa, saindo como vencedora a empresa A.R.P. Campos Cássio Car. Além das empresas locais, os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul participaram dessa licitação, totalizando 5 empresas.

Com o novo serviço, cada órgão terá uma tabela onde constará o valor de cada serviço a ser realizado e o prazo máximo de tempo previsto para a sua execução. Não vamos ter surpresas. O Estado saberá quanto vai pagar pela manutenção e, principalmente, quanto tempo o veículo ficará parado, propiciando um melhor gerenciamento e aproveitamento da frota, disse o secretário adjunto de administração, Geraldo de Vitto Júnior.

Somente na SAD em um período de 6 meses, foram gastos R$ 22 mil com a manutenção de 7 veículos. Segundo uma pesquisa realizada pela Gerência de Licitações, com a oficina única, o Estado terá uma economia aproximada de 45% em mão-de-obra e 30% em peças originais.

A oficina irá funcionar no antigo prédio do Departamento de Viação e Obras Públicas (DVOP), e atenderá somente os veículos do Poder Executivo.

A Secretaria de Administração criou uma equipe de fiscalização, que fará o acompanhamento, além de examinar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados.

GERENCIAMENTO - Esse novo procedimento do Governo Blairo Maggi complementa a nova visão de gerenciamento de frota que está sendo criada no Estado. O processo teve início com a assinatura do Decreto n. 09/2003, que disciplina a utilização, aquisição, cadastramento, identificação e licenciamento dos veículos de propriedade ou posse dos órgãos e entidades estaduais.

A SAD efetuou o recolhimento dos veículos oficiais, exceto dos carros de representação (uso exclusivo de autoridades), e os que atendem a Segurança Pública, Saúde Pública e os órgãos de fiscalização.

Ainda com o objetivo de gerenciar a frota do Estado, também foi instituída a Central de Veículos, seguida pela utilização de táxis para transporte de servidores e agora, a criação da oficina única para manutenção dos carros oficiais.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114