Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Terça, 13 de janeiro de 2004, 01h04

Ministério do Trabalho vem a MT discutir primeiro emprego


O secretário de Políticas Públicas de Emprego e Renda, Remígio Todeschini, participa de evento em torno do Programa Primeiro Emprego (PPE), no próximo dia 21, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT), com a presença do governador Blairo Maggi. A Secretaria de Trabalho do Estado está convidando empresários para participar da cerimônia.

Será mais uma força-tarefa com o objetivo de sensibilizar o empresariado, explica Todeschini. O secretário tem viajado pelo país para explicar o funcionamento do programa. Em dezembro, um mês após o início do programa, o Governo passou a veicular campanha publicitária do Primeiro Emprego direcionada aos empresários, voltada para a captação de vagas.

O PPE oferece subvenção econômica a empresas que contratam jovens de 16 a 24 anos que se enquadram no perfil exigido pelo programa. Além da faixa etária, eles devem ter escolaridade correspondente ao ensino fundamental ou médio incompletos e pertencer a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.

O PPE está operando em todas as 27 capitais do país, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O sistema cadastra as empresas e os candidatos do programa. Depois de uma seleção preliminar dos Sines, as empresas decidem sobre a contratação.

O Projeto do Primeiro Emprego está rendendo resultados bons e rápidos. O Grupo Camargo Corrêa e a rede de fast food Giraffas deverão formalizar ainda este mês adesão ao Programa Primeiro Emprego (PPE), com o compromisso de criar em doze meses mais de 800 vagas para jovens com idade entre 16 anos e 24 anos. As duas empresas participarão do programa no âmbito da responsabilidade social, como parceiras do PPE. Nesse caso, elas abrem mão do incentivo financeiro do Governo Federal, que visa compensar parte dos custos de contratação, e recebem apenas certificação.

A meta do Giraffas é empregar até 700 jovens em novas lojas que serão abertas este ano. O crescimento mais expressivo da rede deverá acontecer em São Paulo, com aumento do número de 37 franquias para 100 até 2005. Mas também haverá expansão das lojas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais. O Giraffas iniciou a contratação dos jovens pelo PPE a partir da loja recém-criada no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, de onde a rede é originária.

Na Camargo Corrêa, a expectativa é criar 100 novos empregos. O grupo é formado por 21 empresas espalhadas pelo país. Atua nas atividades de construção civil, energia, concessão de rodovias, produção de cimento, têxteis, calçados, siderurgia e metalurgia. A empresa tem mais de 20 mil funcionários e possui experiência na linha de responsabilidade social. A Nestlé também já demonstrou interesse em oferecer duas mil vagas de primeiro emprego como parceira do programa.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114