Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Quinta, 25 de março de 2004, 20h13

Festa terá carne de jacaré como atração


Com o tema Sabores de Mato Grosso, a programação da XI Festa Internacional do Pantanal consta de exposições, feira têxtil, palestras, rodadas de negócios e Festival Gastronômico que vai apresentar além dos tradicionais pratos preparados com peixes e frutas da região, as novidades da culinária à base de soja e pratos preparados com a carne de jacaré. O evento acontece em Cuiabá (MT), no período de 31 de março a 4 de abril.

Na região do Pantanal, índios e comunidades ribeirinhas usam cotidianamente a carne de jacaré na alimentação. A proposta de acrescentar o ingrediente na culinária urbana brasileira é da Coocrijapan (Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal), que participa da Festa oferecendo degustação e distribuindo receitas para os visitantes nos quatro dias do evento. É muita rica e diversificada a culinária em Mato Grosso. Além dos pratos feitos com peixes, vamos apresentar a soja como uma alternativa saudável de alimentação, a carne de jacaré e a gastronomia nacional e estrangeira hoje praticada no Estado, anunciou o Secretário de Turismo de Mato Grosso, Ricardo Henry.

Outra novidade gastronômica inserida na Festa é a soja, com patês, pães, Maria Izabel e uma grande variedade de pratos feitos com o grão. Respondendo por 26% da produção nacional, Mato Grosso é hoje o maior produtor da oleaginosa no país. São cerca de 14 milhões de toneladas esperadas para a safra atual. A meta dos produtores, Governo e instituições como o Sebrae-MT - parceiros no evento, é popularizar o consumo ensinado a cozinhar com a soja.

Frango e o Boi no Rolete, tradição gaúcha incorporada ao cardápio regional e a mais autêntica comida cuiabana, preparada pelos Festeiros de São Benedito, serão também atrativos gastronômicos que se complementam na culinária nacional e internacional, com as comidas goianas, nordestinas, portuguesas, árabes e japonesas, entre outras. Investindo na qualidade, os culinaristas participam da Oficina Higiene na Manipulação de Alimentos - Programa Alimentos Seguros, coordenada pelo Senac-MT.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114