Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Sábado, 27 de março de 2004, 13h21

Senai inicia qualificação a empresas sobre PBQP-H


As empresas do segmento de construção civil interessadas nos financiamentos da CEF (Caixa Econômica Federal) e licitações em obras do Governo do Estado devem ficar atentas às exigências das Instituições pelos níveis de qualificação do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat). A partir do dia 18 de março, o Governo passou a exigir nível ‘B’ de qualidade para concorrência pública em licitações. A exigência da Caixa Econômica pelo mesmo nível entra em vigor a partir do dia 01 de julho.

O PBQP-H é uma ação do Governo Federal que objetiva apoiar o esforço brasileiro de modernidade pela promoção de qualidade e produtividade do setor de construção, focando aumento da competitividade e estimulando projetos que melhorem a qualidade do setor. O Programa engloba também as áreas de saneamento, infra-estrutura e transportes urbanos. O Comitê Estadual do PBQP-H é coordenado pelo Diretor Regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo. Fazem parte do comitê, representantes do setor como Crea, Abenc, UFMT, Cefet, Sebrae, Sinduscon, Sincremat, Sincop, Secretaria Estadual de Administração, Secretaria Estadual de Transportes e Inmetro.

Na última sexta-feira (19-03), O Senai–MT deu continuidade ao processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas que pretendem aderir em 2004 ao PBQP-H, com intuito de atender às exigências de mercado. O 1o Workshop nível ‘D’, realizado no salão oval da FIEMT, reuniu empresários que formam o 8o grupo de trabalho do SENAI. A partir de agora, o processo de implantação do Sistema de Qualidade continua dentro das empresas.

Durante o workshop, os empresários receberam esclarecimentos sobre o PBQP-H, e tiraram dúvidas referentes à implantação do Programa. Outro destaque de evento, segundo a consultora do PBQP-H e Engenheira de Qualidade, Kelly Regina Gonçalves, foi a oportunidade de interação e troca de experiências entre os participantes do grupo.

O Programa é divido em quatro níveis, de acordo com o número de serviços e materiais controlados, necessários para a implantação de um Sistema Evolutivo da Qualidade – SIQ Construtoras. O PBQP-H tem como referencial a Norma ISO 9000, serviços e materiais controlados. Para a empresa obter o nível ‘D’- primeira categoria de qualificação - são necessários três meses. O Programa completo tem duração de 16 meses.

O trabalho de consultoria técnica e tecnológica realizado pelo Senai-MT contribuiu para a qualificação de 82 empresas em Mato Grosso desde 2002. Dessas, 50 atingiram ou estão em processo de implantação do nível ‘D’; 20 do nível ‘C’ e nove do nível ‘B’. Três empresas atingiram nível ‘A’ no Programa de qualidade. “A implantação do SIQ é um diferencial, contribuindo para alavancar novos negócios”, explica a consultora do PBQP-H, Sílvia Finger.

Outro fator importante a ser considerado pela classe empresarial é a conscientização da sociedade na busca por melhor qualidade nos serviços e preços mais competitivos. “A qualificação no PBQP-H é referência na hora da escolha pelo consumidor”, avalia Finger. Mas a consultora alerta que “grande parte das empresas perdem seu atestado de qualificação, pois não dão continuidade ao Programa”.

Outras informações no Senai- MT, pelos telefones (65) 611 1539 / 1557.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114