Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Terça, 25 de maio de 2004, 07h19

Cotação de soja cai na bolsa de Chicago


A soja registrou ontem forte queda na bolsa de Chicago, alcançando o menor preço dos últimos três meses. Os temores quanto às vendas para a China e a previsão de uma boa safra norte-americana influenciaram o mercado. Os contratos para entrega do grão em agosto fecharam em US$ 8,16 o bushel, uma queda de 3,94% sobre o dia anterior. Os fundos, que haviam comprado sete mil contratos na quarta-feira, acabaram vendendo ontem mais de oito mil contratos.

Os esmagadores da China enfrentam dificuldades financeiras devido ao excesso de oferta do produto e às medidas de redução do crédito adotadas pelo governo do país. Ontem, os representantes dos principais fornecedores decidiram também que não aceitarão renegociações nos valores dos contratos já fechados para compra de soja da América do Sul. Fontes na indústria de processamento de soja na China disseram que a ação dos fornecedores deverá ajudar a melhorar a margem de lucro dos esmagadores, que estão em dificuldade com altos custos de importação da soja, a fraca demanda interna por farelo e o aperto do crédito.

Traders que estiveram no encontro disseram que muitos esmagadores pediram nos últimos dias para adiar ou cancelar carregamentos de soja fechados em valores mais altos que os atuais, e que alguns não conseguiram obter as cartas de crédito estipuladas nos contratos. Com aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de soja previstas para chegar à China em maio e junho, os fornecedores estão preocupados sobre possíveis calotes, já que muitos contratos foram fechados antes das quedas nos futuros na Bolsa de Chicago e do recuo dos valores dos fretes marítimos. A China é hoje o maior importador mundial de soja, com compra de 20,2 milhões de toneladas registradas em 2003.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114