Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Terça, 25 de maio de 2004, 21h26

Fiemt promove almoço pela Dia da Indústria


A governadora em exercício, Iraci França, disse nesta terça-feira (25.05), durante um almoço na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, que o setor empresarial de Mato Grosso tem sido um grande aliado do Governo do Estado. “Nós ficamos feliz em ver um Governo, transparente, ter esta credibilidade por parte do empresariado e conseguir fazer esta integração”, disse a governadora. O almoço foi em comemoração ao Dia da Indústria e reuniu empresários - representantes dos 33 sindicatos filiados -, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), mais o deputado Eliene Lima (PSB) e também três pré-candidatos à prefeitura de Cuiabá: os deputados estaduais Sérgio Ricardo (PPS), Wilson Santos (PSDB) e o empresário Robério Garcia (PTB).

Segundo a governadora, desde o início do governo Blairo Maggi a política que vem sendo implementada é a mesma - ousada, transparente - e isso traz segurança para os empresários e industriais. Iraci disse, ainda, que no período em que estiver à frente do Governo - durante a viagem de Blairo Maggi a China e Japão -, ela estará dando seqüência ao que já tinha em mente para este período de 13 dias. “Tenho trabalhado com afinco nestes dias dando andamento aos programas e projetos para Mato Grosso e buscando melhorias para a população. Tenho atendido diversas lideranças, prefeitos de vários municípios e representantes de vários segmentos do Estado”, afirmou, a governadora, que foi recebida na sede da Fiemt pelo presidente em exercício Mauro Mendes. Também participaram do almoço os secretários de Estado Joaquim Sucena (Casa Civil), Waldir Teis (Fazenda), Yênes Magalhães (Planejamento) e o presidente da agência MT Fomento, Éder de Moraes Dias.

Para o presidente da Fiemt, o empresário Mauro Mendes, o Dia da Indústria merece comemoração, apesar dos vários obstáculos que o segmento vem enfrentando. “Infelizmente os juros ainda estão altos e a carga tributária tem penalizado o setor produtivo. Mas mesmo diante deste cenário adverso, o setor produtivo, e em especial o de Mato Grosso, tem dado um exemplo de competência”, disse Mauro Mendes. Como exemplo, ele citou alguns indicadores positivos que demonstram que a economia de Mato Grosso está crescendo. Segundo Mendes, até o mês de maio, que está terminando, Mato Grosso já havia gerado mais de 18 mil empregos, o que superou o número registrado em 2003.

O crescimento no Estado vem sendo puxado pelo agronegócio que, em 2003, representou 33% do PIB e movimento por ano cerca de R$ 450 bilhões, o que equivale a 1/3 do PIB brasileiro. A cada 10 empregos gerados no campo, Mato Grosso responde por quatro vagas, o que significa que o estado é responsável por 40% da força de trabalho no país. Para o presidente em exercício da Fiemt, Mauro Mendes, a meta agora é melhorar a qualidade da mão-de-obra no campo. No caso do algodão isso já ocorre com o funcionamento de uma Escola de Algodão do Senai de Rondonópolis, a única da América Latina.

Em relação à viagem de uma comitiva de empresários liderada pelo governador licenciado Blairo Maggi para a China, Mauro Mendes disse que é grande a expectativa do setor em relação aos negócios que poderão ser fechados naquele país. Um dos participantes da comitiva é o presidente da Fiemt, o empresário Nereu Pasini. “Esperamos que os empresários que foram para a China estabeleçam negociações e atraiam empresas e investimentos. Acreditamos na capacidade do governador Blairo Maggi e dos empresários em fazer negócios que ajudarão no crescimento da nossa economia”, finalizou Mauro Mendes.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114